Olhar de Criança: Prefeitura entrega óculos para crianças de seis escolas municipais

Compartilhe

Melhorar, prevenir e cuidar da visão das crianças com idades entre três e seis anos de todas as Escolas de Educação Infantil da rede municipal de Educação. Essa é a principal missão do programa Olhar de Criança, criado pela Prefeitura de Passo Fundo no ano de 2014 e que prossegue até hoje beneficiando centenas de famílias.

Nessa quinta-feira (28), na EMEI Raio de Luz, no bairro Petrópolis, ocorreu mais uma entrega de pares de óculos para os alunos de seis escolas do município. Desta vez, foram 37 alunos da EMEI Jardim do Sol (bairro Petrópolis), O Mundo da Criança (Bairro Secchi), Fadinha (Donária), André Zaffari (Vila Luiza) e Siloé Rocha Bordignon (Centro), que tiveram diagnosticada a necessidade de uso de óculos.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, realizou a entrega dos novos óculos as crianças e destacou a importância do programa. “É uma ação importante, necessária e viável, já que não requer investimento elevado economicamente, mas que tem significado especial para a vida de cada uma destas crianças que tem dificuldades, melhorando a visão, e com isso, a capacidade de aprendizagem”, disse o prefeito Luciano aos pais.

A mãe do garoto Benjamin Carvalho, aluno do Jardim do Sol, Kelli Maciel, relatou que não havia percebido a necessidade de óculos. “Não havia notado, mas ele usa muito o celular para brincar. Após os exames oferecidos pela Prefeitura, ficou confirmado. Hoje tenho que agradecer ao programa, que investiga a necessidade do uso e nos dá os óculos, é uma ajuda muito importante para nós”, afirmou.

O mesmo agradecimento foi feito por Lucas Passamani, pai da Laura, aluna da EMEI André Zaffari. “Fomos informados pela professora que ela ficava muito próxima para ler os livros e, em casa, próxima à TV. Aguardamos o programa chegar na escola e ela foi diagnosticada para usar os óculos. O mais legal foi que ela escolheu os óculos do jeitinho que queria”, contou.

Conforme o secretário de Educação, Edemilson Brandão, o programa Olhar de Criança tem melhorado a visão de muitas crianças, aprimorando a leitura. “Quem vê bem, lê bem. E isso dará resultado futura a essas crianças”, destacou.

O que é o programa
O Programa Olhar de Criança busca a prevenção de possíveis problemas de visão, além de possibilitar melhor aprendizado para as crianças. Entre os objetivos do programa, estão: estabelecer uma política pública integral que garanta rastreamento precoce, diagnóstico e tratamento para deficit visuais em pré-escolares, prestar serviços de orientação, encaminhamento, diagnóstico e tratamento de doenças oculares; além de fornecer óculos às crianças participantes do projeto.

(Foto: Alex Borgmann)

Leia Também Moradores e comerciantes reclamam do lixo de recicladores parado em estacionamento no Centro Após repercussão na Planalto News, nova grade de proteção é colocada em bueiro da Vila Ricci Carnaval Popular na Gare será no dia 23 de fevereiro Utilidade pública: farmácias da rede municipal estão com horários diferenciados