João dos Santos destaca primeiro ano de seu mandato

Compartilhe

O vereador João dos Santos (PSDB) realizou nesta segunda-feira (02) o seu último Grande Expediente de 2019. O parlamentar fez uso do espaço para fazer um balanço dos dez meses do seu mandato. Ele assumiu a vaga em fevereiro deste ano no lugar do então vereador Mateus Wesp, eleito deputado estadual.

João dos Santos afirmou que discorda de alguns posicionamentos do deputado, como do apoio ao pacote de medidas do governador Eduardo Leite. “Eu não posso apoiar medidas que prejudicam o servidor, sigo a filosofia do PSDB, mas com isso não posso concordar”, afirmou.

O vereador prestou contas de várias ações realizadas para atender a solicitações da comunidade e agradeceu a parceria das secretarias municipais de obras, interior, serviços urbanos e segurança. “Tive cerca de 70% dos meus pedidos atendidos por essas secretarias, sempre sendo solícitos, na medida do possível. Estes últimos oito anos mudaram a vida dos passo-fundenses”, enfatizou João.

Ele ainda reforçou a necessidade de o Poder Legislativo atender as demandas de toda a comunidade, e não restringir o trabalho aos bairros sedes. “Cada um de nós vem de determinados bairros, mas é importante lembrar que somos vereadores de toda a cidade”, declarou.

Projetos

O vereador destacou Projetos de Lei de sua autoria, dentre eles, o que institui o Dia do Músico e resgata a oportunidade de garimpar talentos em Passo Fundo.

Já o projeto “Adote uma lixeira, jogando limpo com a cidade” visa auxiliar na manutenção da limpeza e do meio ambiente. A lei permite ao município estabelecer parcerias com a iniciativa privada, entidades sociais ou pessoas que tenham interesse em financiar a instalação e manutenção das lixeiras nas ruas, praças e demais locais da cidade com direito a publicidade, garantindo assim a redução de despesas do município.

Outro projeto aprovado é o que cria o Banco Municipal de Materiais Ortopédicos Usados e Novos, doados pela comunidade, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas, entre outros, para atender os casos encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Embora este projeto tenha sido aprovado em todas as comissões desta casa, aprovado por este Plenário e inclusive reprovado pelo Executivo, que vetou este projeto tão importante e necessário para a população. Graças aos meus colegas vereadores conseguimos derrubar esse veto e ele deve finalmente virar realidade”, salientou.

Honra ao Mérito

João dos Santos também prestou homenagens a dois empreendedores de Passo Fundo. Eles receberam diploma de Honra ao Mérito por reconhecimento ao empreendedorismo no município. Uma das empresas é a JM Materiais Hidráulicos que completou dez anos, gerando 20 empregos diretos e cerca de 60 indiretos, além de atender clientes em toda a região e até em outros estados.

“É sempre uma satisfação reconhecer o trabalho de um empreendedor que gera emprego e renda, movimenta a cadeia produtiva, estendo essa homenagem a todos os encanadores e profissionais da área da hidráulica”, destacou o parlamentar.

Também recebeu certificado de Honra ao Mérito o precursor dos chaveiros em Passo fundo, o Pernambuco das Chaves. Em 1966, Amaro de Azevedo, que na realidade era sergipano, iniciou esta atividade em Passo Fundo deixando um legado a outros três profissionais.

O empreendedor ficou conhecido pela solidariedade já que ajudou muitas pessoas da comunidade com doações de alimentos e cadeiras de rodas. Quando faleceu, o nome foi mantido por Vanderson Teixeira de Pelegrini que recebeu o diploma.

“O Vanderson trabalha há mais de 38 anos nesta empresa que é referência no município, na área de chaves e similares, ele honrou o nome do Pernambucano e deve repassar a atividade a alguém que também honre este nome”, exaltou o parlamentar.

Foto: Comunicação/Câmara Municipal


Leia Também Eleições 2020: candidatos entrarão na regra de conduta vedada a partir deste sábado Datafolha: Bolsonaro tem a melhor avaliação desde o início do mandato Vereadores de Passo Fundo aprovam moção de apoio à nomeação de novos delegados TSE aprova resoluções com novas datas para o processo eleitoral