DATI conta com 3.128 idosos e busca alcançar mais integrantes em Passo Fundo

Compartilhe

O comunicador Cristian Queiroz recebeu durante o programa Comando Popular desta quinta-feira (05), a coordenadora do COMAI - Coordenadoria de Atenção ao Idoso, Cândida Bertoncello, a presidente do FUMUI - Fundo Municipal do Idoso, Roseli da Silva e a integrante do COMUI -  Conselho Municipal do Idoso, Gicela Mello.

FUMUI

Uma grande parcela do imposto de renda declarado em Passo Fundo vai para o governo federal. As doações para os fundos municipais permitem que, pelo menos, 6% do imposto possa ficar no município e ser revertido para entidades que necessitam. O Fundo Municipal do Idoso serve justamente para que políticas públicas voltadas para essa população possam ter cada vez mais avanço.
 
Podem doar a Pessoa física, com apresentação de declaração de ajuste anual de IRPF pelo modelo completo e a Pessoa jurídica, que paga seu imposto tributada com base no lucro real.

No caso de destinação para o Fundo do Idoso, deverá ser feito um depósito com identificação do CPF (pessoa física) ou CNPJ pessoa jurídica) até o final de dezembro na conta:

Banco: 041 – Banrisul
Agência: 0310
Conta: 041304900-6

Para declarar, basta no seu ajuste anual do ano seguinte informar a doação com as informações do depósito, que o valor será abatido automaticamente.

DATI / COMAI

Em relação à Coordenadoria de Atenção ao Idoso de Passo Fundo, Cândida Bertoncello falou sobre o ano produtivo, com o crescimento de 12% nos grupos de idosos e 16% no número de oficinas, com 792 idosos participantes.

Em 2020, o DATI completará 25 anos e uma programação intensa está sendo planejada.

Existem em Passo Fundo cerca de 20 mil idosos e segundo a coordenadora, apenas 3.128 são participantes.

O nosso trabalho será em busca desses outros idosos’’, disse Cândida, sobre a capacidade do DATI em atender até 10 mil participantes.

Nós vamos abrir o ano de 2020 com a nossa proposta, conhecendo o idoso de Passo Fundo. O professor que já tem seus alunos vai ter que conhecer o seu aluno e através dele conhecer os alunos da sua comunidade’’, reforçou.

 

 

 

 

 

 

 

Leia Também Acisa Passo Fundo comemora 99 anos de fundação neste sábado Mais de 70 pedestres foram atropelados em Passo Fundo no ano de 2019 Prazo de conclusão das obras da Avenida Brasil deve ser ampliado É hoje o Concurso Mais Bela Comunitária de Passo Fundo