Hospital São Vicente apresenta plano especializado para atendimento a indígenas

Compartilhe

A direção do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, esteve na segunda-feira (9) em reunião com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, onde apresentou o plano da entidade para o atendimento especializado à população indígena. A apresentação foi feita pelo presidente do hospital, José Miguel Rodrigues da Silva, pelo superintendente Ilário De David e pelo diretor financeiro Sandro Malheiros, os quais informaram, que são atendidos anualmente mais de 1,2 mil indígenas da Região Norte do Estado, entre atendimentos ambulatoriais, exames e procedimentos cirúrgicos.

Entre as especificidades desse tipo de atendimento, a proposta busca viabilizar o direito do paciente indígena a intérprete, quando este se fizer necessário, e a acompanhante, respeitadas as condições clínicas do paciente. Além disso, o hospital disponibiliza dieta especial ajustada aos hábitos e restrições alimentares de cada etnia, sem prejuízo da observação do quadro clínico do paciente, assim como é facilitada a assistência dos cuidadores tradicionais, quando solicitada pelo paciente indígena ou pela família, adaptando os espaços para viabilizar tais práticas.

A atenção à saúde dos povos indígenas deve ser diferenciada, conforme o estabelecido pela legislação do Ministério da Saúde que criou em 1999 o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, em 2002.

Foto: Presidente e Superintendente apresentaram o plano para a secretária da Saúde (Foto: Divulgação/SES)

Leia Também Ernestina: perdas nas lavouras pela estiagem chegam a 55% Ernestina decreta Situação de Emergência devido à estiagem UneSul retoma linha aos domingos entre Ibirapuitã e Passo Fundo Mais de 10km de estradas do interior de Ernestina revitalizadas em janeiro