Temperaturas batem recorde em Passo Fundo

Compartilhe

A onda de calor que há dias castiga o Rio Grande do Sul favorece mais um dia de sol e altos índices de radiação ultravioleta em grande parte das regiões. Vendavais e episódios de chuva forte atingiram o estado, nesse domingo, mas a onda de calor persiste. Um esperado refresco só deve chegar nos primeiros dias de 2020.

Em Passo Fundo, os termômetros marcaram no domingo e devem voltar aos 34°C nesta segunda-feira, 30. Algumas precipitações foram verificadas na tarde de domingo, mas foram isoladas. Em algumas áreas quase nada choveu.

Pelo estado, as temperaturas mínimas nesta segunda foram de 18°C em São José dos Ausentes e os 20°C no Chuí. Já as máximas podem alcançar 40°C em Santa Maria e 41°C em Santa Rosa. No litoral Norte, os termômetros devem marcar entre 21°C e 31°C. Em Porto Alegre, a temperatura se alterna entre 23°C e 39°C.

Nesse domingo o Rio Grande do Sul chegou ao quarto dia consecutivo com marcas de temperatura acima de 40°C. Na quinta-feira, 26, a temperatura máxima chegou a 40,4°C em Teutônia, e no dia 27, sexta, a 41,4°C, também em Teutônia. Já no sábado a máxima atingiu 41,4°C em Santa Cruz do Sul e no domingo chegou a 40,7°C também em Santa Cruz.

O município de Bagé teve a marca histórica de 40,9°C, a maior dos últimos 76 anos, na sexta e no sábado. O calor favoreceu a formação de núcleos isolados de chuva e temporais que provocaram vendavais e granizo em cidades do Noroeste e da região Central.

Em Arroio do Tigre choveu 50 mm. Em Guarani das Missões, o vendável derrubou árvores e destelhou uma escola. A onda de calor ainda atinge seu pico, sobretudo, em cidades da faixa Central e em pontos do Norte com máximas que poderão ser históricas, inclusive na Capital.

Uma frente fria deve chegar na quarta-feira ao estado, reduzindo em média as temperaturas em cinco graus.

Leia Também Unidos em oração: caminhoneiro de Passo Fundo segue internado após grave acidente no PR A integração do campo e da cidade: prossegue a Campanha "Vem Cooperar, Passo Fundo" Estado deve seguir com chuva volumosa Novo ciclone extratropical é previsto para a semana no RS