Atualmente a cidade possui cerca de 25.000 pontos de iluminação pública, que são monitorados pelos servidores municipais, mais especificamente o Núcleo de Iluminação Pública, que com os equipamentos, caminhões e profissionais capacitados fazem o controle de toda a iluminação pública do município.
Cristiam Thans comentou sobre o programa de troca da tecnologia dos postes para a iluminação com lampadas de LED, que apesar de ainda assim ser um custo alto, consegue dar bom suporte a comunidade. Já foi feita a troca das lâmpadas em praticamente toda a Av. Brasil. Av. Rui Barbosa e mais alguns outros pontos da cidade.
O secretário conta que a ideia é que no próximo ano seja iniciada a troca das lâmpadas na Av Presidente Vargas, que é um lugar que ainda tem muita carência devido a falha na sequência dos postes, que acabam tendo um espaço muito grande entre si, o que deve ser corrigido no próximo ano.
Ele também aponta a necessidade do envolvimento da população nesta questão, pois infelizmente a tecnologia ainda é antiga, e não é possível verificar automaticamente quais lâmpadas estão funcionando. Apesar dos levantamentos noturnos feitos pela equipe, ainda é necessário que a comunidade entre em contato para informar o que deve ser melhorado.
O contato pode ser feito através do telefone 33137576 e também através da internet pelo site http://www.pmpf.rs.gov.br/, o tempo de retorno é de torno de 7 dias, porém, caso passe deste período é necessário fazer o pedido novamente.