Cuidados com a residência durante sua viagem

Postado por: Gilnei Fogliarini da Costa

Compartilhe

Em período de viagens de férias é normal descuidarmos de pontos importantes de segurança devido a correria e a euforia em sair de férias, mas jamais podemos esquecer de proteger nossos bens, residências.

Neste viés podemos apontar diversos fatores corriqueiros que interferem de forma negativa para a segurança, principalmente de imóveis, que ficam à mercê de furtos e arrombamentos. Os atos delituosos são praticados por infratores que se aproveitam da vulnerabilidade do ambiente para cometerem o crime, em que muitas vezes só é detectado quando os proprietários retornam de viagem.

Antes de sair de casa verifique se as portas, janelas e portões estão realmente trancados, inclusive a garagem. Informe algum vizinho de confiança que estará fora por determinado período, deixando algum número de telefone para contato. Lembre-se de suspender a entrega de jornais e revistas durante o período de viagens, ou transfira a entrega para um endereço onde alguém receba.

Não deixe luzes acesas, pois estas ficarão acesas também durante o dia, mostrando para quem passa pela rua que a casa está desabitada, tenha um sistema que acendam e apaguem as luzes da residência no período, ou peça que alguém o faça. Se possui sistema de alarme, e ou cercas elétricas, em sua residência, nunca esqueça de ligar (armar) o sistema, isso inibe e dificulta a ação dos infratores.

Solicite sempre que alguma pessoa de confiança recolha as correspondências para que as mesmas não se acumulem na caixa receptora ou fiquem jogadas pelo pátio. Procure deixar uma cópia das chaves de casa para que essa pessoa possa fazer uma vistoria sistemática e verificar se não houve nenhum arrombamento ou outro risco a integridade do imóvel. Se tiver animais deixe algum conhecido responsável para alimentá-lo.

Ao sair para a viagem seja o mais discreto possível, evite algazarra e alarde que chame a atenção de estranhos. Estas dicas podem ajudar as surpresas indesejadas no retorno de suas férias, e inibe a ação dos criminosos aproveitadores das pessoas descuidadas.

Leia Também Pagamento do débito tributário e crime de sonegação fiscal Algumas regras do Pacote Anticrime NOSSOS DIREITOS: Critério etário de 06 anos para o ingresso no 1º ano do ensino fundamental “Segui-me...”