Agricultores de São Valentim falam dos prejuízos causados pela estiagem

Compartilhe
A grande dificuldade que os agricultores da região vem passando devido as altas temperaturas e a falta de chuva é de conhecimento geral, os produtores Aquilino Giaretta e Divino Censi, de São Valentim comentaram sobre as perdas que tiveram nos últimos meses.

Aquilino fala que a dificuldade que eles vem passando é grande pois a agricultura depende acima de tudo do clima, e que estão esperando a chuva chegar para amenizar as perdas que já são muitas, ele explica que as plantações de milho já estão com praticamente 100% de perda, e grande parte da soja também, porém, devido a soja ser uma planta com recuperação fácil, ele acredita que se a chuva chegar ainda seja possível recuperar alguma parte da plantação.

Eles também comentam que plantações que normalmente tem uma tolerância maior ao calor, como o feijão, a mandioca e a batata, também estão começando a murchar e secar, "nisso que se vê que a falta de água é bastante", comenta Aquilino.

Divino Censi fala também que a soja, planta que pode chegar a 80cm, está com apenas um palmo de altura, que as flores estão aparecendo, porém caindo e secando pela falta de água.

Leia Também Cooperativas de Energia elaboram Planejamento Estratégico 2020-2025 Obras no interior visam melhorar estradas para safra que inicia em março Reeleito na Fetag, Carlos Joel da Silva projeta próximas atividades Abelha sem ferrão: uma alternativa que começa a se difundir