Campanha do HSVP incentiva doação de sangue no período de férias

Compartilhe

Quando organizamos os preparativos para as férias, nenhum imprevisto está incluso nos planos. Aproveitar esse momento tranquilamente é o desejo de qualquer pessoa. Início de ano, por ser um período de férias, tanto escolares como em geral, muitas pessoas optam por viajar com a família, amigos ou realizam outras atividades, em contrapartida, justamente nesta época do ano, ocorre o aumento de acidentes de carro e pacientes com politraumatismo. Esse é um dos principais motivos pela baixa nos estoques de sangue dos hospitais e hemocentros, aumentando a demanda transfusional. Pensando nisso, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, está com a ação “Curta suas férias e aproveite para doar sangue”. O objetivo é conscientizar a comunidade em geral que, antes de sair de férias ou realizar viagens, passeios, se programe e vá até o Serviço de Hemoterapia doar sangue. Um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

Segundo o Ministério da Saúde, no período de festas de final de ano e férias, os hemocentros brasileiros têm baixa no estoque de 20 a 30%, cabe ressaltar também, que, no Brasil, apenas 1,8% da população é doadora, quando a média ideal seria 2%, conforme estabeleceu a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

A Responsável Técnica do Serviço de Hemoterapia, Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo alerta para a importância de doar sangue nesta época do ano. “Sempre realizamos diferentes ações sobre doação de sangue com o intuito de reforçarmos o convite para a comunidade de Passo Fundo e região de realizar este ato solidário, pois para os Serviços de Hemoterapia e hemocentros, este período do ano, é crítico e desafiador para manter os estoques de sangue necessários para demanda transfusional”, pontua.

Requisitos para doar sangue na Hemoterapia do HSVP:

- Documento com foto

- Idade entre 18 e 69 anos

- Ter peso superior a 50kg

- Não estar em jejum

- Ter tido uma boa noite de sono

- Estar bem de saúde

Novo horário de atendimento:

Desde 06 de janeiro, a Hemoterapia está com novo horário de atendimento. O Serviço atende das 08h às 14h, sem fechar ao meio dia, de segunda à sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (54) 3316-4087.

Foto: Ascom HSVP/ Caroline Silvestro

--

Leia Também Quase 1300 infectados por coronavírus na China Janeiro Branco: tempo de tratar da saúde mental Saúde pública: secretária fala sobre os atendimentos na atenção básica do município Vinte e seis mortos e 830 pessoas infectadas com o coronavírus