Após greve, ano letivo de 2020 atrasa e escolas poderão iniciar aulas somente em abril

Compartilhe

No programa Na Ordem do Dia desta quarta-feira (15), o comunicador Dilerman Zanchet conversou com a coordenadora da 7ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, Carine Imperator Weber, sobre o retorno das aulas nas escolas estaduais, após a greve.

Até então, cinco escolas estaduais de Passo Fundo ainda estavam em paralisação, com grande número de alunos sem aulas ou com aulas parciais, sem algumas disciplinas.

Ao todo, foram dois meses de greve, de 14 de novembro até 14 de janeiro. Agora, cada instituição terá o seu próprio calendário de recuperação que busca concluir os dias de aula que ainda faltam e iniciar o ano letivo de 2020.

“Precisa ser oferecido, garantindo ao aluno por Lei Federal, a partir da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas, independente do processo de greve, que é legítimo, a gente precisa sim assegurar um calendário de recuperação que atenda esse mínimo’’ disse a coordenadora.

Referente aos estudantes de terceiro ano do ensino médio, que prestaram vestibular e irão ingressar na faculdade, Carine assegura que os professores irão avaliar todos os casos, através do conselho de classe e também terão a ‘’última oportunidade’’ podendo recuperar notas através de uma prova final.

A previsão é de que algumas escolas iniciem o calendário escolar de 2020 no dia 18 de fevereiro. Porém, alguns educandários que aderiram à greve não conseguirão concluir a tempo de iniciar nesta data, tendo a conclusão somente no final do mês, lembrando que, ainda é necessário o período das férias escolares de 30 dias, para professores e servidores.

“Talvez tenhamos escolas iniciando o calendário letivo no final de março, até início de abril’’, disse a coordenadora.

Leia Também KROTON libera Desafio Nota Máxima para alunos de cursos da saúde de todo o Brasil COVID-19: informação é a melhor saída para o combate às fake news Cogna disponibiliza cursos online gratuitos para garantir rotina de estudos e aprimoramento de carreira Aulas da IMED retornam em ambiente virtual nesta quarta