UPF oferta Especialização em Ensino de Astronomia

Compartilhe
Curso objetiva potencializar o ensino da Educação Básica. Quem se inscrever até 6 de fevereiro recebe um desconto de 10% na matrícula

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade a Especialização em Ensino de Astronomia. O curso oportuniza a qualificação dos profissionais da Educação Básica nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências, História, Geografia e Pedagogia para a docência nos anos iniciais, promovendo discussões em torno do ensino de astronomia de forma envolvente, prática, contextualizada e interdisciplinar, com as estratégias e as ferramentas educacionais que contribuem para a melhoria do processo de ensino nas escolas. Interessados devem se inscrever no site www.upf.br/ensino.

A formação é vinculada ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) e coordenada pelo professor Dr. Jucelino Cortez. Segundo o docente, o curso almeja potencializar o ensino da Educação Básica e foi pensado para todos aqueles que amam astronomia, e, especialmente, para professores da Educação Básica. De acordo com Cortez, a astronomia é um dos temas que está em voga na atual Base Nacional Curricular Comum, abrangendo todo o Ensino Fundamental e Médio de modo interdisciplinar. “A formação servirá como aporte para que os professores de disciplinas como Ciências, Física, Química, entre outras, tenham mais recursos de instrumentalizar as suas aulas. A especialização é presencial, com grande parte da carga horária desenvolvida de maneira experimental nos laboratórios e com disciplinas divididas em dois eixos: de ensino e de astronomia específica. Dessa forma, ela contribui com a melhora do trabalho do professor no que se refere à sua metodologia de ensino, instrumentalização e ferramentas”, comenta.  

Inscrições com desconto na matrícula
Estão convidados a ingressar no curso professores da Educação Básica, graduados em Pedagogia, Geografia, História, Matemática, Química, Física e Biologia e interessados em temas relacionados à astronomia. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de março, no endereço eletrônico www.upf.br/ensino. Quem se inscrever até 6 de fevereiro recebe um desconto de 10% na matrícula. Os inscritos que integram o Programa Elos terão uma bolsa de 10%. A pós-graduação possui a duração de 15 meses, com aulas quinzenais às sextas-feiras, à tarde e à noite, e aos sábados pela manhã.

Informações
Mais detalhes sobre a Especialização em Ensino de Astronomia podem ser obtidos pelo telefone (54) 3316-8363, pelo e-mail pos.iceg@upf.br e nesta página.

Foto: Reprodução/UPF

Leia Também Café com Líderes inspira alunos da Emef Arlindo de Souza Mattos Estudante de Jornalismo da UPF participa do Geração Futura Juventudes 2020 Jovem atendido pelo Case Passo Fundo é aprovado no curso de Direito Colégio Notre Dame promove campanha de incentivo a brincadeiras saudáveis