Conheça o projeto "Seival e os caminhos de Garibaldi"

Compartilhe
O projeto intitulado "Seival e os caminhos de Garibaldi", idealizado pelo professor Antônio Carlos Rodrigues com o auxílio da professora e psicóloga Maria de Fátima.

Esta é uma iniciativa que busca construir uma réplica fiel de um dos lanchões farroupilhas mais populares da história do Rio Grande do Sul, o Seival, que foi um dos barcos comandados por Garibaldi e fez parte das grandes lutas da época. 

Para a construção ser possível, o professor Antônio explica que primeiramente foi necessária a criação de uma associação socioambiental, instalada em Camaquã, local que o barco será construído, chamada de "Amigos do Seival", através desta entidade será realizada toda a administração e preparação para a construção da embarcação, e também organizará todo o funcionamento dela na Lagoa dos Patos, local em que o Seival permanecerá.

Todo o madeirame necessário para a construção já foi adquirido para a embarcação que terá 15 metros de comprimento, 3,7 de largura e uma capacidade prevista para 8 toneladas.

O professor Antônio explica que o objetivo do projeto, além de recriar o que seria uma cópia fiel do Seival, é discutir através dele as questões ambientais das cidades pelas quais a embarcação passará, estudando as necessidades de cada local, atingindo não somente as escolas, mas toda a comunidade.

A previsão é de que até dezembro deste ano a embarcação já esteja pronta, e em 2021 as visitações as cidades vizinhas iniciem.

Leia Também Morre a quarta mulher que se envolveu em acidente na Serra catarinense Bancos retomam atendimento ao meio-dia desta quarta-feira Museu do Santuário de Ibiaçá recebe visitantes de todo o Brasil Sobe para R$ 4,30 o valor da passagem dos ônibus