Programa Frente e Verso aborda alterações na educação

Compartilhe
O programa Frente e Verso do sábado, 25, apresentado por Patric Cavalcanti, recebeu o secretário municipal de educação Edemilson Brandão, e a professora coordenadora do curso de direito da Faculdade Anhanguera, Janaína Leite Portela.

O secretário e a professora debateram sobre o novo projeto de lei sancionado pelo governador Eduardo Leite no dia 27 de dezembro de 2019 que visa flexibilizar o ingresso de alunos a partir de 5 anos no ensino fundamental das escolas estaduais e particulares.

Segundo Edemilson, a lei não determina que a criança deva entrar na escola com 5 anos, ela apenas flexibiliza o ingresso, dando mais liberdade para os pais avaliarem a evolução e amadurecimento da criança, para assim determinar a data de ingresso.

A professora Janaína explica que em sua visão a lei nasceu a partir da análise de que as crianças atualmente estão cada vez mais vivazes e conseguem obter informações com muito mais facilidade através do mundo tecnológico em que estão inseridas.

Porém, ela também aponta a visão de alguns pedagogos que se apresentaram contra o projeto de lei. Eles avaliam que aos 5 anos de idade a maturidade e o tempo lúdico que a criança está explorando e vivenciando nesta idade deve permanecer.

Leia Também UPF está com inscrições abertas para cursinho Pré-Vestibular Popular e Comunitário Comunidade reclama de matagal e animais peçonhentos nos arredores de escola na Vila Mattos Inicia o ano letivo das escolas da rede municipal Receita paga hoje restituição do lote residual do IRPF de 2008 a 2019