Programa Frente e Verso aborda alterações na educação

Compartilhe
O programa Frente e Verso do sábado, 25, apresentado por Patric Cavalcanti, recebeu o secretário municipal de educação Edemilson Brandão, e a professora coordenadora do curso de direito da Faculdade Anhanguera, Janaína Leite Portela.

O secretário e a professora debateram sobre o novo projeto de lei sancionado pelo governador Eduardo Leite no dia 27 de dezembro de 2019 que visa flexibilizar o ingresso de alunos a partir de 5 anos no ensino fundamental das escolas estaduais e particulares.

Segundo Edemilson, a lei não determina que a criança deva entrar na escola com 5 anos, ela apenas flexibiliza o ingresso, dando mais liberdade para os pais avaliarem a evolução e amadurecimento da criança, para assim determinar a data de ingresso.

A professora Janaína explica que em sua visão a lei nasceu a partir da análise de que as crianças atualmente estão cada vez mais vivazes e conseguem obter informações com muito mais facilidade através do mundo tecnológico em que estão inseridas.

Porém, ela também aponta a visão de alguns pedagogos que se apresentaram contra o projeto de lei. Eles avaliam que aos 5 anos de idade a maturidade e o tempo lúdico que a criança está explorando e vivenciando nesta idade deve permanecer.

Leia Também Lei regulamenta auxílio para escolas privadas de educação infantil em Passo Fundo DetranRS adota novas medidas para minimizar impactos da pandemia nos exames de habilitação Kroton contrata profissionais de medicina para o programa Mais Médicos Ideb: Colégio Tiradentes de Passo Fundo entre os primeiros do ensino médio do Estado