Moradores de prédio interditado estão sem receber amparo financeiro

Compartilhe
Na última quinta-feira o programa Comando Popular, apresentado por Cristian Queiroz, recebeu a advogada Catiane Gehlen e a moradora Rosemari Rosa dos Santos para conversar sobre a situação do Edifício Gralha, localizado no bairro Cohab.

Em fevereiro de 2016 o Edifício Gralha começou a apresentar rachaduras de grandes proporções, foi então que os moradores do local entraram em contato com o escritório que Catiane Gehlen faz parte, então o caso começou a ser investigado. Em junho do mesmo ano o local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e pela Prefeitura de Passo Fundo.

A advogada explica que no mês de maio de 2016 foi iniciado o processo judicial de indenização contra o estado do Rio Grande do Sul e a Caixa Econômica Federal, responsável pelos financiamentos e construção do local.

Segundo a perícia realizada, não é possível restabelecer a estrutura do prédio, que tem problemas na fundação devido aos materiais de baixa qualidade utilizados na construção.

"A gente sabe que o processo tem limitações jurídicas, que muitas vezes não podem ser ultrapassadas, mas nesse caso específico, a vulnerabilidade, a condição dos moradores, e a  própria situação toca o coração", comenta Catiane.

A moradora Rosemari explica que após a interdição, as famílias residentes do local precisaram se abrigar em garagens e locais precários. Os moradores são todos idosos, alguns são doentes, com quadros de depressão, Alzheimer, entre outras limitações. 

Das 16 famílias que precisaram sair do local, 15 não estão recebendo nenhum tipo de amparo financeiro para ajuda de custo com moradia neste período, o processo para a aquisição de Moradia Social já foi iniciado, mas ainda não obtiveram conclusão.

Rosemari também fala que os moradores, mesmo sem habitar o local, ainda estão pagando a divida com a Caixa Federal, e que muitos não tem mais onde morar, pois investiram todo seu dinheiro neste imóvel, "é o sonho de uma vida jogado fora", finaliza ela.

Leia Também Cartórios passam a realizar serviços de regularização de CPF Morre o fundador da MetSul Meteorologia, Eugenio Hackbart Agricultores poderão arrendar parte da fazenda da BM de Passo Fundo Nota Fiscal Gaúcha volta a ter sorteios a partir desta segunda-feira