Passo-fundense recebe o título de Embaixadora do Riso

Compartilhe

Cidade recebeu curso que formou líderes que atuarão na região

Esteve em Passo Fundo na última semana, representando Madan Kataria, o Master Trainer da Universidade Internacional de Yoga do Riso Javier Ruiz Gómez. O espanhol participou de uma Formação de Líderes Internacionais do Riso e realizou a entrega do título de Embaixadora da Laughter Yoga International para a professora de Yoga do Riso Lucia Görgen, a terceira brasileira a receber a titulação. 

"Cada dia é menos provável encontrar uma razão para rir, temos esse problema em muitos países e por isso é muito importante que nos comprometemos com o riso para garantir o bom-humor, felicidade e atitude positiva", destacou o espanhol.

A passo-fundense é a primeira Embaixadora do Riso do Sul do Brasil e atua há muitos anos com o riso e o bem-estar nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, desenvolvendo seu trabalho como Líder do Riso desde o ano de 2014 e como professora desde 2018.

Na oportunidade Lucia agradeceu a presença de Javier na cidade e lembrou que a Yoga do Riso tem como objetivo potencializar o bem-estar, a saúde e promover a paz no mundo, transformando as relações interpessoais. "Essa é uma magia individual, mas também é coletiva. Que todos nós possamos assumir para o nosso dia-a-dia a função de embaixador do riso e levar alegria para a vida das pessoas", disse a agora Embaixadora de Laughter Yoga.

O título é concedido pela Universidade Laughter Yoga International, com sede na Índia, para pessoas comprometidas com a prática do riso e formação de outros líderes e é um reconhecimento deste trabalho.

Lucia fez a entrega da titulação de Líder do Riso para sete alunos de Passo Fundo, Carazinho, Constantina e São Francisco de Paula.  Os novos líderes do riso poderão aplicar as técnicas da Laughter Yoga International, podendo realizar sessões gratuitas ou particulares, individuais ou em grupo. Só é apto para coordenar uma sessão de Yoga do Riso quem passa por formações como essa.

"A yoga do Riso faz uma transformação na nossa vida, você sai da sessão completamente diferente do que entrou e isso me encantou. Foram dois dias intensos, momentos de muito aprendizado, muito riso e eu estou muito feliz por ter participado deste curso," confidencia a sorridente Seli Terezinha Cardoso, uma das alunos.

Laughter Yoga- a Yoga do Riso

A prática, que permite rir independente do motivo, é utilizada para trabalhar questões variadas em espaços diversos, sendo terapêuticas, sociais e em ambientes como carcerário, empresarial, hospitalar e meditativo. A prática da yoga pelo riso foi tão bem aceita que um Dia Mundial do Riso foi instituído em 1998, sendo celebrado todo primeiro domingo de maio.

Segundo Lucia Görgen o riso libera endorfinas que reduzem o estresse e estimulam o sistema imunológico. “Essa técnica se baseia no fato científico de que o cérebro não diferencia risos simulados e reais, produzindo os mesmos benefícios. Através da respiração consciente, movimentos corporais, contato visual e espírito infantil, o riso que começa simulado se torna real. Através da combinação destes exercícios com os respiratórios da Yoga é possível alcançar o bem-estar, fortalecer a saúde e atingir a consciência sobre si, promovendo a paz no mundo”, explica a sorridente Lucia.

A líder do riso destaca que a paz exterior começa a partir da paz interior desenvolvida por cada um e que o riso acaba com a raiva e o conflito. “É dentro de nós que começa a construção do mundo. O Yoga do Riso é uma ferramenta que ajuda a trabalhar questões como dores crônicas, insônia, depressão, doenças crônicas, situações de estresse, sem substituir a medicina tradicional e medicações, mas sendo uma aliada dos tratamentos convencionais nestes processos de cura", explica.

Ao liberar os hormônios do bem-estar o riso age na mente e no corpo, causando alto impacto emocional e físico. Relaxar a mente e o corpo, oxigenando o corpo e massageando, com a gargalhada, todos os órgãos. 



Leia Também STJ autoriza prisão domiciliar para Fabrício Queiroz e esposa Grito é proibido em montanha-russa para evitar o coronavírus Rodovia é liberada em Cruz Alta e ponte ainda vai receber novas obras APAE de Passo Fundo entre as contempladas com verbas de emendas parlamentares