Café com Líderes inspira alunos da Emef Arlindo de Souza Mattos

Compartilhe

Na segunda edição do projeto, os estudantes conversaram com o empresário Celestino José Piovesan

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo de Souza Mattos participaram da segunda edição do Café com Líderes. A partir do projeto, criado pela própria instituição com o apoio da Prefeitura, eles conhecem histórias de pessoas que se destacam em suas áreas profissionais e podem estimular as suas escolhas.

O café de 2020 foi com o empresário Celestino José Piovesan. Dono de uma loja de moda masculina famosa em Passo Fundo, ele percorreu um caminho com poucas – mas bem aproveitadas – oportunidades, contadas aos jovens em uma conversa.

Celestino, que saiu de Sertão ainda criança, relatou que o seu primeiro trabalho foi engraxate de sapatos. O ofício já foi uma alternativa para muitas pessoas, que, nos pés da cidade, caminhavam em direção ao sustento.

Hoje, com uma vida muito diferente daquela que um dia levou, o empresário comentou que todos os obstáculos foram propulsores para que nenhuma chance fosse perdida. Ele serviu mesas de um bar e também foi vendedor, função que lhe rendeu os conhecimentos, para mais tarde, ter o seu negócio.

Cada momento, como descreveu aos alunos, foi necessário para que atingisse a estabilidade financeira. Tamanha é a relevância que dá às fases da sua trajetória, que ainda guarda a caixa usada para engraxar sapatos, a qual levou até a escola para mostrar aos alunos.

Os estudantes ouviram cada detalhe da história de Celestino com atenção. A principal lição apreendida por eles é que o passo mais importante quando se configura qualquer meta é o primeiro: começar costuma ser a tarefa mais difícil. “Foi uma conversa interessante e motivadora para nós”, enfatizou a estudante Eduarda, do nono ano.

De acordo com a diretora, Adriana Vanin, inspiração é, justamente, o objetivo do projeto. “Percebemos que a maioria dos adolescentes não tem um sonho. E essa é uma preocupação nossa. Queremos ver os nossos alunos com o brilho nos olhos e que eles saibam que, para conquistar coisas, é preciso estudar e batalhar”, considerou.

O Café com Líderes é organizado em parceria com a Secretaria de Educação. O coordenador pedagógico, Leocir Thomé, salientou a importância da iniciativa para a comunidade. “A proposta é que haja o contato com pessoas que trazem incentivos. Nós apoiamos esse e outros projetos, estimulando as escolas a desenvolverem o protagonismo juvenil”, justificou.


Leia Também COVID-19: informação é a melhor saída para o combate às fake news Cogna disponibiliza cursos online gratuitos para garantir rotina de estudos e aprimoramento de carreira Aulas da IMED retornam em ambiente virtual nesta quarta APAE decide suspender atividades a partir de quarta-feira