Passo Fundo terá novo ecoponto

Compartilhe
Local será usado para o descarte resíduos volumosos, como restos da construção civil e móveis velhos

Atendendo a uma das metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, assinou, na manhã da última quinta-feira, 20, a autorização para contratação de empresa que construirá o ecoponto municipal. O espaço, destinado ao recolhimento de resíduos que não devem ser descartados nas lixeiras, será no bairro Armando Annes, junto à fábrica de tubos da Prefeitura.

A construção do primeiro ecoponto do município para essa finalidade, com projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento, será um pavilhão com estrutura mista, de concreto na plataforma e metálica nos pilares e cobertura. A necessidade de criação desse local deve-se à falta de lugares para descarte de materiais como resíduos de construção civil, móveis velhos, papel, papelão e plástico, podas de árvores, vidros, madeiras e eletrônicos.

O secretário de meio ambiente, Rubens Astolfi, destaca importância da construção do ecoponto em Passo Fundo. “É fundamental termos um local para descarte desses materiais, que não são coletados pela coleta convencional. Assim, evitaremos, o descarte desses materiais em lugares impróprios, como terrenos baldios, cursos de água, beira de estrada e na rua. Ampliaremos as opções para a população descartar corretamente todos os tipos de resíduos que são gerados”, disse.

O local será administrado pelas secretarias de Meio Ambiente e de Transportes e Serviços Gerais. O recurso utilizado na construção é proveniente do Fundo Municipal de Meio Ambiente, com aprovação do Conselho de Meio Ambiente.

Atualmente, Passo Fundo conta com quatro cooperativas de recicladores, que atendem em pontos específicos, e dois programas de logística reversa para pneus e lâmpadas. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente é ponto de entrega voluntária de resíduos eletrônicos e óleo de cozinha.

Foto: Imagem Ilustrativa

Leia Também AMAC pede melhorias na praça central de Passo Fundo Feiras ecológicas retornam em dois locais neste sábado em Passo Fundo APAE realiza edição de inverno do Bazar nesta quarta-feira Profissionais da APAE realizam teleatendimento