Romeiro de 72 anos vai a Ibiaçá há 23 anos consecutivos

Compartilhe

   José Chaves do Prado, morador do Bairro Maggi De Cesaro, em Passo Fundo, tem 72 anos de idade e há 23 anos, ininterruptamente, ele vai à pé até o santuário de Nossa Senhora Consoladora em Ibiaçá. As fotos ilustram a saída em Passo Fundo e a chegada ao Santuário, nesse final de semana. 

   No início se deslocava sozinho, hoje é acompanhado pelos filhos Jorge e João Paulo. Seu Lelo como é conhecido costuma sair sempre na sexta pela manhã, a peregrinação alcança cerca de 5 km por hora. O trecho total é de 80 km. Descansa um pouco em Coxilha e depois segue sem parar até Ibiaçá. 

   Jorge, o filho mais velho, que acompanha o pai há 16 anos, conta que já enfrentaram muitas dificuldades. Certa vez tiveram que correr uns 500 metros para se abrigar de um temporal numa parada de ônibus. Outra vez erraram o caminho andaram pelo meio de uma lavoura de soja para se encontrar. 

   Mas teve graça também pelo trecho. Lembra que certa vez faltou água, as casas eram distantes, o pai precisava tomar um remédio e não conseguia engolir, quando apareceu uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual oferecendo água. 

   Esse ano, diferente dos outros, enfrentaram muito frio na madrugada de sábado. Lelo, também ajuda a transportar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas romarias de Passo Fundo.


Leia Também Semana Santa: celebrações serão transmitidas pela Rádio Planalto News e redes sociais Arquidiocese mantém atividades suspensas e orienta para a Semana Santa CNBB propõe que Domingo de Ramos seja celebrado de modo especial Rádio Planalto integrada nas celebrações transmitidas pelas redes sociais