Secretário explica o aumento da passagem de ônibus em Passo Fundo

Compartilhe

Durante o programa Comando Popular da Planalto News, o secretário de Transportes e Serviços Gerais Cristiam Thans, falou sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo urbano de Passo Fundo.

Thans falou sobre a apresentação das propostas, que são feitas anualmente pelas empresas, através de uma planilha de custos, solicitando e justificando a alteração da tarifa.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, após a análise técnica com a verificação de todos os itens e a documentação comprovando tais custos, foi feita pela própria secretaria uma planilha e posteriormente, a apresentação ao Conselho Municipal de Transportes.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, então, tomou a decisão de dar o reajuste solicitado pelas empresas.

No Conselho Municipal de Transportes, as decisões são feitas de maneira consultiva, informou Thans. “O conselho, ele é consultivo, ele opina, traz a opinião da comunidade através dos representantes de cada entidade”, explicou. O valor foi discutido considerando cálculos e pareceres técnicos, além do aumento do preço dos insumos que compõem o custo da tarifa.

A parte técnica é realizada pelos engenheiros da própria secretária e contadores que integram a Prefeitura Municipal.

Antes da decisão pela tarifa de R$ 4,30, duas reuniões foram realizadas e cada entidade apresentou a sua manifestação.

Licitação do transporte público

O secretário também informou que que o processo de licitação ainda está judicializado. A primeira solicitação, feita pela empresa Coleurb, no Tribunal de Contas do Estado, não foi aceita.

Estamos só aguardando a decisão da Justiça, para anular ou dar sequência no processo licitatório”, disse.

Lembrando que, a decisão da administração municipal foi optar pelo lançamento de um novo edital, devido às inconsistências de informações que poderiam colocar em risco toda a licitação, porém, as duas empresas entraram na Justiça contra a anulação.

 

Leia Também Feiras ecológicas retornam em dois locais neste sábado em Passo Fundo APAE realiza edição de inverno do Bazar nesta quarta-feira Profissionais da APAE realizam teleatendimento Obras continuam na Avenida Brasil