Brasil tem primeiro caso de coronavírus confirmado; Ministério aguarda contraprova

Compartilhe
O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investiga possível caso positivo de coronavírus em São Paulo, capital. Com primeiro teste que confirmou a doença, amostras colhidas do paciente foram encaminhadas para nova análise pelo Instituto Adolfo Lutz. Se confirmado, esse será o primeiro caso de coronavírus no país.

O Hospital Albert Einstein, na zona Sul da capital paulista, registrou nesta terça-feira a notificação do caso de um homem de 61 anos, que viajou para a Lombardia, Norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse. Ele apresentou sintomas como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza, compatíveis com a suspeita de Covid-19.

“No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, diz nota do Ministério da Saúde.

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

Este processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente. A pasta recomenda, portanto, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.

A Itália já registra 11 mortes em função do novo coronavírus e mais de 320 pacientes confirmados com a doença. O país entrou na lista do Brasil para monitoramento de casos suspeitos.
*Rádio Guaíba

Leia Também Moradora de Charrua considerada recuperada morre em decorrência de complicações causadas pela Covid-19 Mesmo na distância, Fundação Lucas Araújo mantém vínculos com crianças e adolescentes atendidos Coronavírus encontrado pela China em frango brasileiro estava em embalagem, diz associação Covid-19: Passo Fundo se aproxima dos 4 mil recuperados da doença