Pastoral Hospitalar desenvolve trabalho para melhorar a espiritualidade no HSVP

Compartilhe
O saúde em debate da quarta-feira, 26, apresentado por Cristian Queiroz, recebeu o coordenador da Pastoral Hospitalar, Miguel dos Santos, e o agente Anderson Munari para conversar sobre as atividades realizadas no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

A Pastoral Hospitalar é um setor do HSVP focado em trabalhar a espiritualidade desenvolvida no local. Ela se dedica basicamente a visitar os pacientes, organizar as celebrações litúrgicas e promover a espiritualidade não apenas dos enfermos, mas também dos acompanhantes e funcionários.

Miguel explica que são entre 20 e 30 pessoas envolvidas com as atividades, o número varia por conta de a maior parte dos agentes serem voluntários, então dependem muito da disponibilidade de cada um. Ele também fala que apesar de ser um número grande, ainda é preciso mais ajuda, são 700 leitos e quase 4.000 funcionários que precisam da atenção dos membros da pastoral.

O coordenador comenta que em primeiro lugar são respeitadas as limitações dos pacientes, se a visita não for de acordo com as recomendações médicas ela não deve ser feita. O convite é feito, se o enfermo realmente aceitar a visita é realizado um momento de oração, onde é incluído nas intenções principalmente a saúde do paciente, além dos familiares e profissionais da casa de saúde.

"Buscamos principalmente fazer um momento de integração, utilizar a espiritualidade para ajudar no cuidado com a vida destes enfermos", diz ele.

Além das visitas, o HSVP também conta com uma capela, atendida por dois padres que realizam as missas que acontecem de terça à sexta-feira. Na segunda-feira são realizadas outras atividades como a oração do terço, liturgia da palavra, entre outros. No domingo a capela é fechada.

O local permanece aberto durante o dia, de segunda-feira à sabado das 8h às 11:50 e 14h às 18h. 

Leia Também Vacinação: 15 mil pessoas já foram imunizadas Doses de vacina contra gripe esgotadas em várias unidades de saúde em Passo Fundo Mais de 100 carros com idosos aguardam na fila da vacinação do Cais São Cristóvão Passo Fundo vacina 9 mil pessoas em dois dias contra a gripe