Nicolau Vergueiro decreta situação de emergência devido à estiagem

Compartilhe

O município de Nicolau Vergueiro decretou na tarde dessa quarta-feira, 26 de fevereiro, situação de emergência na área rural em virtude da estiagem.

O decreto de Nº3.124/2020 foi assinado pelo prefeito Geraldo Antônio Muniz após diversas reuniões com a orientação de órgãos estaduais como a FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e nacional como a Defesa Civil, e também em ação conjunta com o secretariado municipal, o departamento de Meio Ambiente, agricultores e entidades.

A falta de chuva que assola o município desde o mês de novembro até o momento gera não só prejuízos para as principais culturas como de milho, soja e leite, como também a escassez de água para o abastecimento humano e consumo animal. “Os danos são irreversíveis para a safra 2019/2020, os quais são estimados em valores que ultrapassam 22 milhões de reais” lamentou o Prefeito Geraldo.

Um laudo técnico elaborado pela EMATER/RS contabiliza perdas de 55% na produção do milho, 50% na produção da soja, 48% na produção do feijão e 30% na produção leiteira.

Fotos: Sec. Agricultura







Leia Também Em Vacaria, projeto de lei visa reduzir 50% dos salários do prefeito, vice e secretários Coxilha: decreto municipal estabelece novas condições para exercício de atividades públicas e privadas Comércio de Não-Me-Toque reabrirá na quarta-feira Comércio, serviços e indústrias voltarão a funcionar segunda-feira em Espumoso