Prefeitura divulga nota sobre caso suspeito não confirmado em Passo Fundo

Compartilhe
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, informa que o caso suspeito de coronavírus, que foi notificado na semana passada, foi descartado após os resultados dos exames. A mulher de 49 anos, que retornou de uma de viagem da Europa, foi diagnosticada com o vírus influenza tipo A, um dos vírus da gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando há várias semanas, junto com hospitais, Coordenadoria de Saúde e Ministério da Saúde, em orientações sobre o coronavírus em pontos estratégicos da cidade. Da mesma forma, está sendo feito um trabalho preventivo pelas equipes da Saúde. A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que as pessoas tomem os cuidados necessários de prevenção.

Sintomas
Os sinais e sintomas podem ser febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo, podendo apresentar diarreia, tosse ou secreção nasal. A pessoa com o Coronavírus pode transmitir o vírus mesmo sem apresentar sintomas respiratórios. Dessa forma, após ser avaliado pela equipe de saúde e se não houver necessidade de internação hospitalar, o doente deve permanecer em casa enquanto estiver com os sintomas da doença, em isolamento domiciliar.

Prevenção
1 – Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante à base de álcool 70%;

2 – Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

3 – Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

4 – Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

5 – Evitar compartilhar chimarrão;

6 – Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente para Vigilância Epidemiológica do município pelos telefones (54) 3046-0164 ou (54) 3046-0087, para discussão entre as vigilâncias municipais e estaduais seguindo o Protocolo do Ministério da Saúde.

Novas suspeitas
Neste final de semana foram notificadas outras duas suspeitas de coronavírus, de duas mulheres que estiveram na Itália. As duas passam bem e estão em isolamento domiciliar. O material foi coletado e o município aguarda os resultados dos exames.

Leia Também Passo Fundo registra dois casos importados de dengue Passo Fundo já imunizou mais de 20 mil pessoas contra a gripe Doses da vacina contra a gripe terminam em Passo Fundo Secretária de Saúde esclarece na Planalto News ações para garantir a vacinação de idosos