Expodireto: robô da IMED apresenta pesquisas e soluções desenvolvidas para o produtor rural

Compartilhe
(Comunicador João Altair da Planalto News e robô)   (Comunicador João Altair da Planalto News e robô) 

Destaque do espaço e do estande da IMED, ele interage com o público e apresenta pesquisas e soluções desenvolvidas na instituição

Com menos de um 1,50m, uma figura desconhecida do público agro chamou a atenção durante a cerimônia de inauguração da Arena Agrodigital, na 21ª Expodireto, ao dividir espaço com autoridades nacionais, estaduais e regionais. O Umbô - um robô humanóide que interage com o público através de fala, gestos e expressões - é quem apresenta durante o evento as pesquisas e soluções da IMED, desenvolvidas em sala de aula pela comunidade acadêmica. Uma das principais feiras do agronegócio internacional, a Expodireto abriu seu espaço ao público na manhã dessa segunda-feira (2), na sua tradicional cerimônia e, na sequência, as autoridades presentes contaram com a ajuda do Umbô para cortar a fita e dar a largada às atividades da Arena Agrodigital.

O intuito, de acordo com o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Mânica, é que o espaço represente “um grande laboratório de inovação”. “Teremos 4 palestras simultâneas, com 80 lugares para cada palco. Serão mais de 50 palestras, coordenadas e organizadas pelas 20 empresas que aqui expõem, com o objetivo de ajudar o agricultor a entender a importância da tecnologia para o futuro do agronegócio”, pontuou.

“O que se faz aqui hoje é dar oportunidade para todos democratizarem a tecnologia, para que ela possa chegar ao homem do campo”, completou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Também presente, o ministro da Cidadania destacou que a iniciativa de criar a Arena traz dois vetores essenciais: a tradução da tecnologia para o produtor rural e a produtividade que pode trazer aos negócios.

“Se tem uma coisa que a gente aprendeu, é que, em tempo de mudanças, o novo fica velho rapidinho. Se não estivermos atentos, vamos perder competitividade. Precisamos estar permanentemente conectados. Essa arena vai nos ajudar a tornar o Rio Grande do Sul cada vez mais referência para o agro”, observou o governador do Estado, Eduardo Leite.

O presidente da IMED, professor Eduardo Capellari, lembra que “o agronegócio responde por parte substancial do PIB (Produto Interno Bruto) do País e, por isso, é fundamental que instituições lucrativas se aproximem para aperfeiçoar ainda mais a área”.

Arena Agrodigital

Em formato circular, a Arena exibirá soluções, tendências, pesquisas e serviços relacionados às tecnologias digitais, em 1,7 mil metros quadrados. A proposta é aproximar ainda mais o produtor de soluções inovadoras para o campo. Além dos estandes das empresas participantes, entre as quais está a IMED, o local trará quatro auditórios e promete mais de 40 palestras com especialistas no assunto, durante os cinco dias de programação.

Confira também mais sobre as pesquisas e soluções apresentadas pela IMED e sobre a programação de palestras organizadas pela instituição.

21ª Expodireto Cotrijal

Com a expectativa de receber cerca de 260 mil pessoas, a Expodireto Cotrijal recebe 534 expositores irão apresentar suas soluções no evento. Já a Arena Agrodigital recebe 20 empresas e instituições, entre elas, a IMED.


Leia Também Termina hoje prazo para que clientes de celular pré-pago atualizem cadastro no RS Celulares pré-pagos com cadastros desatualizados serão bloqueados em 17 estados iPhone 11 vai custar entre R$ 5 mil e R$ 9,6 mil no Brasil WhatsApp irá funcionar em breve sem conexão com a internet