Santuário acolherá domingo Seminário de Iniciação à Vida Cristã

Compartilhe

Uma proposta construída a partir de muitas mãos, a Jornada Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã acontece no próximo domingo, 15 de março, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida e vai reunir os catequistas da Arquidiocese para momentos de reflexão e formação em torno da temática da IVC. A atividade, que tem como tema Jesus Cristo, caminho da Vida Cristãinicia às 9h e se encerra às 15h, com a Missa de Abertura do Ano Catequético de 2020. 

A proposta surgiu ainda em 2017, com a II Jornada Estadual de Catequese. Lá, a Arquidiocese alimentou o sonho da sua própria Jornada Catequética, com o objetivo de animar a vida e a missão dos catequistas e, assim, aprofundar o processo de Iniciação à Vida Cristã. Pouco a pouco a proposta foi concretizada e, desde 2018 – quando a ideia foi aprovada – a expectativa é grande em torno do evento. A programação começou a ser pensada e discutida em abril de 2019, buscando considerar o que já é vivenciado nas paróquias e o que é preciso avançar – especialmente em relação à IVC.

Programação voltada à reflexão

O encontro vem sendo preparado a partir das sugestões e reflexões de toda a equipe envolvida que, mensalmente, se reuniu e aprovou as ideias que foram surgindo. A programação, já definida, está construída a partir de três catequeses sobre o Querigma, momentos de reflexão, Leitura Orante da Bíblia e, ainda, a Missa de Encerramento.

 A equipe de preparação destaca, de forma coletiva, a importância de construir caminhos em união e com o pensamento de crescer e evoluir. "Como é bom sentir que não se está caminhando sozinho. A IVC é um processo comunitário. Nele constata-se que muitas pessoas caminham junto, buscando aprofundar conhecimentos, experiências e vivências, para anunciar a Boa Nova à tantas crianças, adolescentes e adultos. Este é o mês da Jornada e ela é um dia especial para reavivar a pertença à Mãe Igreja, que faz sentir enviados(as) por ela, para ir ao encontro do outro(a), em Seu nome".


Créditos: Sammara Garbelotto (Assessoria/Arquidiocese)

Leia Também Semana Santa: celebrações serão transmitidas pela Rádio Planalto News e redes sociais Arquidiocese mantém atividades suspensas e orienta para a Semana Santa CNBB propõe que Domingo de Ramos seja celebrado de modo especial Rádio Planalto integrada nas celebrações transmitidas pelas redes sociais