Semana do Sono ocorre em todo território nacional

Compartilhe
No Saúde em Debate desta quarta-feira, 11, o comunicador Patric Cavalcanti conversou com o médico do sono Tiago Simon, sobre a Semana do Sono que acontece de 13 a 19 de março.

A Semana do Sono ocorre em todo o território nacional e tem como objetivo divulgar para a população informações importantes, novidades e últimas pesquisas úteis para o sono, além de procurar conscientizar as pessoas sobre a importância do sono na qualidade de vida e saúde das pessoas.

Dr. Tiago Simon aponta que o sono não deve ser encarado como um luxo, mas sim uma necessidade do organismo para manter seu bom funcionamento. Ele diz que o nosso organismo é como uma máquina, se uma engrenagem não funciona, as outras podem começar a ter problemas.

Estudos comprovam de que existem quatro pilares para a saúde, são eles a alimentação saudável, a prática de atividades físicas, o sono regulado e o combate ao estresse. O médico fala que atualmente a população dorme cerca de 20% a menos do que dormia a 30 anos atrás.

Ele também explica que a falta de sono apresenta consequências de curto prazo, como o cansaço, a falta de produtividade e alteração de concentração. 

A preocupação real se dá nos problemas a longo prazo, que são o aumento de doenças cardíacas como o infarto, AVC, insuficiência cardíaca e arritmias, além de alterações metabológicas como diabetes, obesidade, depressão e problemas de memória.

Leia Também Vacinação: 15 mil pessoas já foram imunizadas Doses de vacina contra gripe esgotadas em várias unidades de saúde em Passo Fundo Mais de 100 carros com idosos aguardam na fila da vacinação do Cais São Cristóvão Passo Fundo vacina 9 mil pessoas em dois dias contra a gripe