Passo-fundense conectada com a Planalto News relata panorama vivido na Irlanda

Compartilhe

A Rádio Planalto News recebe mensagens de passo-fundenses dos mais variados estados e de diversos países do mundo, que acompanham as notícias e a programação à distância, se mantendo em contato direto com a capital do Planalto Médio.
Com a preocupação mundial com os coronavírus, as participações vêm ocorrendo de diversos pontos.r 
A passo-fundense Êmilly Schio fez um resumo do panorama vivido em Dublin, na Irlanda, onde reside. Ela destacou a realidade vivida naquele país e enviou uma mensagem especial aos brasileiros. 
Acompanhe:
"Hoje, dia 25 de março, aqui em Dublin (Irlanda), faz duas semanas que eu e meu namorado estamos em “quarentena”. Aqui o pessoal leva muito a sério as medidas de distância em mercados e farmácias, todos restaurantes, pubs (em Dublin existem 700),  universidades e escolas estão fechadas e irão seguir assim até o dia 19/04. O ministro da saúde Harris disse que os pacientes com covid-19 aqui na Irlanda serão tratados em um único serviço hospitalar nacional. Todos os hospitais privados serão públicos ou administrados pelo estado. Ele disse que não pode haver publico x privado aqui. 
Além disso o governo da Irlanda esta dando um apoio ao desemprego pandêmico com 203 a 350 euros semanais para pessoas que perderam o emprego ou tiveram horas reduzidas. Até agora 1.125 pessoas foram diagnosticadas com o covid-19 na Irlanda e seis pessoas morreram. 
A situação é muito triste no mundo inteiro, estamos acompanhando as noticias do Brasil, se cuidem, tentem sair o menos possível. O Brasil não é um país tão desenvolvido, o governo não consegue dar tanto suporte e eu creio que isso poderá trazer muito sofrimento. O que devemos fazer nesse momento é ficar calmos e ter muita fé de que tudo isso vai passar, porque vai. 
E o que faremos depois, é somente de responsabilidade nossa, pois teremos que mostrar ao mundo que aprendemos uma grande lição. Devemos valorizar o amor, os momentos mais simples, o carinho, a solidariedade ao próximo principalmente em momentos difíceis mas aprender, que devemos ter isso presente na nossa vida todos os dias, nas nossas atitudes. “Aos seus avós pediram que fossem às guerras. A você estão pedindo que sentem no sofá!” 
Vamos lá Brasil - Irlanda força! 
Um grande abraço a todo povo de Passo Fundo, minha terra que amo tanto! "

Leia Também Radialista Roque Alberto Troian morre vítima da Covid-19, em Caxias do Sul Três óbitos são registrados nesta segunda-feira em decorrência da Covid-19 em Passo Fundo Central regional que amplia testes para Covid-19 começa a funcionar em Passo Fundo Covid-19: Passo Fundo não teve óbito no domingo e registra 230 casos ativos