Semana Santa: confira os horários das celebrações para ouvir pela Planalto News

Compartilhe

Coração da fé cristã, a Semana Santa – celebrada a partir de domingo com a Solenidade do Domingo de Ramos – é um convite que a Igreja faz para que os cristãos olhem para a história de Jesus e, mais uma vez, recordem o seu sacrifício e vivenciem o seu amor.

Neste ano, em função da pandemia do Coronavírus que atinge o mundo inteiro, a Igreja convida para uma celebração diferente. Impossibilitadas de celebrar as solenidades nas igrejas, com o povo, as comunidades são convidadas a celebrar a Semana Santa em casa, com as suas famílias. Na Arquidiocese de Passo Fundo as celebrações serão transmitidas pela Rádio Planalto News (FM 92.1) e na página da emissora pelo Facebook. 

Em  outras paróquias da região, também as transmissões serão feitas apenas pelas redes sociais.


Como vão acontecer as celebrações?

Nas 53 paróquias da Arquidiocese, serão seguidas as orientações da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina de Sacramentos que determinou o seguinte:

 

Domingo de Ramos
- O padre, de forma privada, celebra a Eucaristia e abençoa os ramos da igreja e estenda a benção aos ramos que estão nas casas dos paroquianos.
- Motivar as pessoas a enfeitarem as casas com ramos verdes, como fez a multidão que acolheu Jesus em Jerusalém.
- Acompanhar a Celebração Eucarística por algum meio virtual.

 

Missa do Crisma
Na Arquidiocese será celebrada, no dia previsto, Quinta-feira Santa, às 9h na Catedral. Serão abençoados os Óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o do Óleo do Crisma. Depois poderão ser retirados na Cúria metropolitana. Será transmitida pelas redes sociais.

 

Quinta-feira Santa
O lava-pés, já opcional, é omitido. No final da Missa na Ceia do Senhor, a procissão também é omitida e o Santíssimo Sacramento é mantido no tabernáculo. Neste dia, os padres recebem excepcionalmente a faculdade de celebrar a missa, sem a participação popular, em um local adequado.

 

Sexta-feira Santa
Na oração universal, os bispos cuidarão de preparar uma intenção especial para aqueles que se encontrarem em situação de perda, de doentes e de falecidos (cf. Missale Romanum). O ato de adoração na cruz através do beijo é limitado apenas ao celebrante.

 

Vigília Pascal
Deve ser comemorada exclusivamente em catedrais e igrejas paroquiais. Para a liturgia batismal, permanece mantida apenas a renovação das promessas batismais (cf. Missale Romanum).

 

Horários das Transmissões
Cada paróquia vai seguir o seu cronograma de horários para as celebrações da Semana Santa. Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, as transmissões das celebrações presididas pelo arcebispo Dom Rodolfo vão acontecer, na página da Arquidiocese, nos seguintes horários:

 

Domingo de Ramos | 05 de abril
9h

 

Quinta-feira Santa | 09 de abril
Missa do Crisma, 9h
Lava-Pés, 19h

 

Sexta-feira Santa | 10 de abril
Celebração da Paixão e Morte, 15h


Sábado | 11 de abril
Vigília Pascal, 19h

 


Leia Também Começa a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos Vaticano: Basílica de São Pedro é reaberta para fiéis Papa reza pelos que cuidam da limpeza de ruas e hospitais Catedral de Passo Fundo terá celebrações com público reduzido e medidas preventivas no fim de semana