O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta atendimentos em
todo o Brasil. Também está em Passo Fundo, com número de ligações que aumentou
consideravelmente nos últimos dias, com o isolamento social.
O serviço presta o apoio emocional,
combatendo a depressão e o suicídio, com
chamadas pelo telefone 188.
Segundo a equipe, em entrevista à Rádio Planalto News (FM 92.1), nesta época muitas pessoas se deprimem, se afastando dos amigos e familiares, além de não poder desenvolver as atividades profissionais.
Chama a atenção, no período de quarentena, o grande número de idosos que procuram pelo CVV. Eles estão ficando fechados em suas residências, seguindo a orientação das autoridades de saúde. São pessoas acostumadas a encontrarem os familiares e até mesmo a participar de grupos de terceira idade. Assim, ficam tristes, sem poder receber o abraço de quem mais gostam.
A orientação transmitida pelo CVV é de que tudo isso irá passar e se as orientações foram seguidas, em breve, poderão voltar as suas atividades. Segundo a equipe que realiza o serviço, falar é sempre o melhor caminho. Esse é o momento de se estabelecer o diálogo, falando das angústias. Assim, se abordará as alternativas de solução. O diálogo conta muito no período de afastamento. A ansiedade é comum agora, sendo que muitas pessoas não encontram com quem trocar ideias.
A ligação para o CVV pode ser feita por telefone convencional e também pelo telefone celular. As questões são tratadas de forma sigilosa, procurando deixar a cada um, bem à vontade. Repetindo o número de contato, durante às 24 horas: 188.
Foto: Divulgação CVV