Festival Livre de Música busca valorizar músicos locais

Compartilhe

O Festival Livre de Música de Passo Fundo é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo que tem um olhar diferente para este momento, em que as atividades artísticas e projetos culturais estão comprometidos com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. 

Pensando nisso, o festival tem a proposta de ser realizado através de quatro programas em vídeo com transmissão pela internet, em busca de dar visibilidade aos músicos locais que atuam de forma profissional na cena da cidade, no meio do ensino, eventos e shows. 

A exibição dos programas em vídeo será nos dias 28, 29 e 30 de maio, sempre às 20h, e no dia 31 de maio às 15h. Cada programa terá a duração aproximada de uma hora. No domingo, o programa estará voltada para músicos profissionais que trabalham com a temática infantil.

“Muitos músicos já estão buscando palcos próprios de visibilidade através das lives e esta é mais uma iniciativa só com um olhar mais abrangente. O objetivo também é que esse cadastro musical permaneça para futuros contatos na página da Cultura. Queremos expandir esta iniciativa para o teatro, a dança, as artes visuais e a literatura”, afirmou o secretário de Cultura, Henrique Fonseca.

Como participar? 
Para participar do Festival Livre de Música o músico, duo, trio ou banda deve enviar até o dia 24 de maio um arquivo com um breve currículo do trabalho profissional, incluindo endereços eletrônicos na edição do vídeo, liberação de direito de imagem e mais dois arquivos de vídeos para análise, edição e montagem dos 4 programas a serem exibidos. 

O endereço de e-mail para o encaminhamento dos arquivos é o da Secretaria Municipal de Cultura (cultura@pmpf.rs.gov.br), que devem estar dispostos da seguinte forma: no arquivo de vídeo de número 1 o artista fará a sua apresentação identificando nome, sua trajetória e perfil do seu trabalho em até 60 segundos; no arquivo de número 2 deverá fazer a execução de duas músicas. Os arquivos devem estar no formato MP4 (H.264) ou equivalente, com vídeo e áudio com as devidas especificidades técnicas de qualidade.

Os vídeos podem ser gravados por equipamentos profissionais, semiprofissionais ou até utilizando sistemas operacionais disponibilizados em aparelhos de celular, desde que no formato padrão de áudio/vídeo MP4, Codec H.264, na horizontal (proporção de tela 16:9), sendo aceitável a resolução HD no mínimo de 1280 X 720 pixels. Esses vídeos devem ser editados totalizando, no máximo, 10 minutos, com a apresentação breve do(s) músico(s) e o conteúdo artístico .

Os programas gravados serão transmitidos pela plataforma do YouTube, no canal oficial da Prefeitura de Passo Fundo (https://www.youtube.com/user/PrefeituraPassoFundo), ferramenta que amplia e simplifica a participação da audiência com direcionamento também para outros dispositivos. A transmissão dos programas também estará disponível dentro do website da Prefeitura de Passo Fundo . 

- Material para o festival: arquivos de vídeo e áudio (MP4), Codec H.264, na horizontal (proporção de tela 16:9), sendo aceitável a resolução HD no mínimo de 1280 X 720 pixels. 

- Duração total dos dois vídeos: até 10 minutos, incluindo duas músicas e apresentação do profissional (obrigatoriamente, com duração de, no máximo, 60 segundos).

- Critérios para participação: os músicos podem participar do festival de forma individual, dupla, trio ou banda. Ser profissional de música e desenvolver atividades na área.

- Comprovação de critério: currículo com trabalho profissional na área, dados de identificação com nome, telefone e redes sociais para divulgação a serem inseridos no vídeo em caracteres. 

A entrega aos técnicos e artistas será coordenada pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Passo Fundo.  

Avaliação
A análise de todos os vídeos e conteúdos enviados será da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. A responsabilidade pela qualidade técnica será única e exclusivamente do profissional que se inscreveu e encaminhou os arquivos. A Comissão de Seleção poderá desclassificar, mediante justificativa, aqueles trabalhos que julgar que os arquivos/links enviados tenham baixa qualidade de resolução ou que estejam inaudíveis. 

Social
Uma campanha de doação de cestas básicas vai acompanhar o Festival Livre de Música para ajudar os artistas que dependem exclusivamente dos palcos, agora fechados. A comunicação será pelo whatsapp (54) 99966-5825, que terá uma logística para recolher as doações no endereço mencionado ou no próprio mercado escolhido pelo doador . 

Depois da apresentação do festival, dividido em quatro programas de uma hora,   todos os vídeos vão permanecer na página da Secretaria Municipal de Cultura, no site da Prefeitura de Passo Fundo. Uma forma de contribuir com o cenário musical da cidade, com consulta permanente. 

A iniciativa também conta com o apoio das escolas Hub e Les Chapuis. 



Leia Também Começa na Planalto News o programa Santa Madre Disco Club Sexta-Feira tem live direto do CTG Dom Luiz Felipe de Nadal Cantata Natalina não será apresentada em 2020 Secretaria Municipal de Cultura abre cadastro para profissionais e equipamentos