Empresário Erasmo Battistella lança blog para ampliar debate sobre biocombustíveis avançados

Compartilhe

Pioneiro na produção de biodiesel no Brasil, o empresário Erasmo Carlos Battistella lança hoje o blog “Biocombustível Avançado” (www.biocombustivelavancado.com.br). Seu objetivo é ampliar o debate e o conhecimento sobre os novos biocombustíveis, como o HVO (para transporte de cargas e de passageiros) e o SPK (querosene renovável de aviação), que são ainda pouco conhecidos no Brasil, mas que despontam como grandes aliados no combate ao aquecimento climático e à poluição nas grandes cidades do planeta.

“Decidi criar esse blog porque sentia a necessidade de aumentar o debate sobre os biocombustíveis feitos à base de óleos residuais (UCO), gorduras animais e óleos vegetais com impressionante impacto na redução da poluição e consequentemente na saúde da população”, conta o empresário. O ECB Group, de Battistella, está à frente do Omega Green, complexo para produção de HVO e SPK no Paraguai, com investimento estimado em mais de US$ 800 milhões. Será a primeira planta de combustíveis renováveis de segunda geração do Hemisfério Sul.

A maior parte da produção do Omega Green será voltada à exportação para países signatários do Acordo de Paris, que precisam acelerar a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio da substituição dos derivados de petróleo. O projeto tem apoio do governo paraguaio.

Battistella fundou a empresa BSBIOS em abril de 2005 para produzir biodiesel, instalando uma moderna planta localizada estrategicamente em Passo Fundo (RS), perto da produção de suas principais fontes de matéria-prima.

Com outra planta, em Marialva (PR), a BSBIOS se tornou a maior produtora de biodiesel do Brasil, segundo dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foi a primeira empresa do país a exportar biodiesel e mantém relações comerciais com 32 países. O faturamento no ano passado atingiu R$ 3,34 bilhões, com crescimento de 6,2% em relação a 2018.

Battistella é também o presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), liderando a defesa do setor no desenvolvimento de uma política nacional de biocombustíveis. “Quero compartilhar minhas experiências por meio deste novo canal de comunicação e construir uma jornada de reflexão e conhecimento sobre o que há de mais avançado em bioenergia para a construção de um mundo melhor e mais sustentável. Conto com todos que queiram contribuir nessa jornada e juntos construir um legado para as futuras gerações”, completa o empresário.

 

Foto: Diogo Zanatta

Leia Também Começa pagamento de auxílio emergencial para nascidos em abril Sérgio Moro decide seguir carreira de advogado Fórum de Passo Fundo sem atendimento presencial até 14 de junho Sicredi lança movimento em prol da economia local