Secretaria Municipal de Cultura abre cadastro para profissionais e equipamentos

Compartilhe


A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo, com participação do Conselho Municipal de Cultura, inicia nesta semana um cadastramento para a coleta de dados  de artistas, profissionais e equipamentos de arte e cultura da cidade. A iniciativa faz parte de uma das etapas da atualização do Sistema Municipal de Informações e Indicadores  Culturais (SMIIC), com a finalidade de gerar informações e estatísticas da realidade cultural local com cadastros e indicadores a partir dos dados coletados. 

O cadastro é uma ferramenta de atualização de dados artísticos e culturais numa plataforma de transparência e faz parte do Sistema Municipal de Cultura de Passo Fundo, instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas previstos  na atualização da lei municipal nº 5.449, de 27 de setembro de 2019.

Para o secretário de Cultura, Henrique Fonseca, “o poder público municipal deve apoiar os artistas e produtores culturais atuantes no município, abrangendo toda a produção nos campos das culturas populares, eruditas e da indústria cultural. Assim, com a participação da sociedade, planejar e fomentar políticas públicas de cultura, estabelecer condições para o desenvolvimento da economia da cultura e também estar adequado ao Sistema Nacional. A atualização do cadastro possibilita o mapeamento desses artistas e instituições na cidade, promovendo a aproximação entre eles e o poder público”, destacou. 

Como contribuir?
Para mapear a diversidade cultural de Passo Fundo e atualizá-la constantemente,  a Secretaria de Cultura precisa coletar o máximo de informações sobre agentes , espaços e trabalhadores da Arte e Cultura. Esta é uma das metas estabelecidas na construção do Plano Municipal de Cultura em 2016 e revisada na conferência do ano passado.  

Para isso,  todos os agentes, comunidade artística, gestores e espaços culturais devem preencher  o cadastro disponibilizado no seguinte endereço : https://forms.gle/qVksEMiCnKtpPyJm7. 

Leia Também Plataforma para cadastro de agentes e espaços culturais atualiza dados em Passo Fundo Temporal causa estragos no interior de Ronda Alta Lançados editais e ações emergenciais para a cultura de Passo Fundo Primeiro final de semana do Cine Drive-in Passo Fundo Shopping teve lotação máxima