Luto na comunidade: faleceu o arcebispo emérito Dom Ercílio Simon

Compartilhe
A Arquidiocese de Passo Fundo, com pesar, comunica o falecimento do arcebispo emérito Dom Ercílio Simon. Faleceu, na manhã desta segunda-feira, no Hospital São Vicente de Paulo, o arcebispo emérito da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Pedro Ercílio Simon. Aos 78 anos, Dom Ercílio lutava contra as complicações do Mal de Parkinson e do Mal de Alzheimer. Devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, o velório será na Catedral Metropolitana das 12h até as 16h, seguido da Missa de Exéquias. 

A ordenação presbiteral aconteceu junto com a do irmão, padre Irineo Simon, no dia 12 de dezembro de 1965. O lema escolhido revelava o seu pensamento a respeito do sacerdócio: “Sacerdote de Deus a serviços dos homens”. Atuou, então, na Diocese de Erexim e, ainda, como Vigário Geral na Diocese de Passo Fundo e, também, como promotor vocacional, coordenador de pastoral e primeiro reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida. Também exerceu o presbitério na Catedral Nossa Senhora Aparecida, nas paróquias São Judas Tadeu, São Cristóvão e Sagrado Coração de Jesus.

De 2007 a 2011 foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB. No dia 13 de abril de 2011, o Papa Bento XVI o elevou à dignidade de arcebispo, data da criação da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

No dia 16 de dezembro de 2011 recebeu o título de Cidadão Sertanense.

Em 11 de julho de 2012, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia, por motivo de saúde, ao governo da  Arquidiocese de Passo Fundo.

Em 2019, Dom Ercílio se tornou nome de prédio, da Fundação Beneficente Lucas Araújo.  Dom Ercílio Simon, como arcebispo emérito, também exerceu a presidência da Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo.


Leia Também Festa de São Cristóvão em Passo Fundo adiada para o final de outubro Novo bispo: dom Adimir Mazali tomará posse domingo em Erechim Igreja: Argentina realiza a Semana Social 2020 dedicada à Laudato si' Catedral e paróquias retomam celebrações com a presença de devotos