Prorrogado o prazo para alistamento militar em 2020

Compartilhe

 Atento à pandemia de Covid-19, o governo federal prorrogou o prazo para o alistamento militar obrigatório de 2020. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O documento também é assinado pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

A mudança ocorreu por conta do novo Coronavírus. De acordo com o decreto, os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos de idade em 2020 passam a ter até 30 de setembro para fazer o alistamento obrigatório. Essa prorrogação do alistamento e exclusivamente para o ano de 2020.

O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Deve ser feito nos seis primeiros meses do ano em que o jovem completa 18 anos. O alistamento pode ser feito pela internet, no endereço www.alistamento.eb.mil.br.
Segundo o Responsável pela  Junta Militar, Nei Alves, em Passo Fundo cerca de 1500 jovens devem se alistar neste ano, sendo que deste, apenas 300 devem ir prestar o serviço militar, geralmente eles são encaminhados para a cidade de Alegrete, onde ficam de 10 a 12 meses. A preferência na convocação é para jovens que demonstrem interesse em ingressas no exército, mas nada impede que outros também sejam destinados a servir à Pátria.

Caso o cidadão perca o prazo, perde também a oportunidade de se alistar pela internet. Nesse caso, é necessário se dirigir à uma junta militar mais próxima de sua residência, além de pagar multa prevista em lei para realizar o alistamento.

 

Fonte/foto: Site Defesa Civil

Leia Também Criança se solta de cadeirinha e cai de carro em movimento em Venâncio Aires Lava Jato: José Serra é denunciado pelo Ministério Público Federal Família pede orações a caminhoneiro gravemente ferido em acidente HSVP recebe doação de mechas para confecção de perucas