Calendário prevê volta da Fórmula 1 no começo de julho

Compartilhe

Os organizadores da Fórmula 1 anunciaram as oito primeiras provas do calendário da temporada 2020. Os pilotos vão estrear no dia 5 de julho, no circuito de Spielberg, na Áustria.

Inicialmente, o campeonato estava marcado para começar em março, mas devido à pandemia do novo coronavírus, a data do primeiro Grande Prêmio teve de ser alterada.  Ao todo, 11 provas foram afetadas pela insegurança sanitária.

De acordo com o novo cronograma, os austríacos serão os responsáveis por sediar duas corridas, assim como os ingleses. Porém, por enquanto, haverá disputas somente na Europa.

Se a experiência for exitosa, a expectativa é que a temporada continue em 19 de julho em Budapeste, na Hungria, também no continente europeu. Embora ainda falte o pronunciamento oficial da Fórmula 1, o governo austríaco anunciou a novidade, por meio do ministro da Saúde, Rudolf Anschober.  Segundo ele, as duas corridas da F1, nos dias 5 e 12 de julho, em Spielberg, vão ser realizadas sem espectadores. Os eventos foram aprovados pelo governo depois que a F1  apresentou um "plano completo e profissional” para combater a propagação do novo coronavírus. Apesar disso, Anschober garantiu que as corridas só  só serão disputadas se medidas sanitárias forem adotadas.

O calendário ficou assim:

GP da Áustria (Spielberg): 5 de julho
GP de Estíria (Spielberg): 12 de julho
GP da Hungria (Hungaroring): 19 de julho
GP da Inglaterra (Silverstone): 2 de agosto
GP 70º aniversário (Silverstone): 9 de agosto
GP da Espanha (Barcelona): 16 de agosto
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps): 30 de agosto
GP da Itália (Monza): 6 de setembro

Com o calendário comprimido em razão da pandemia, a F1 trabalha para realizar entre 15 e 18 provas, das 22 programadas inicialmente. No início de abril, o diretor técnico da F1, Ross Brawn, explicou que o limite para o começo das corridas seria o mês de outubro, de modo a respeitar o estatuto da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que limita um mínimo de oito provas para realização de um campeonato mundial.

Leia Também Fla-Flu será a primeira decisão do futebol brasileiro durante a pandemia Governo do estado sinaliza com possibilidade de volta do Gauchão ainda em julho Conselheiros do Passo Fundo Futsal garantem instalação de elevador do CACC Hospital de Clínicas recebe doação de mechas de cabelo para perucas às pacientes de Oncologia