Aapecan participa de campanha para doação de sangue

Compartilhe


Durante o mês de junho, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) incentiva uma ação solidária em prol da doação de sangue em todas suas 14 unidades.

A campanha “Gota a Gota, doamos a Vida” evidencia o Dia Mundial do Doador de Sangue, realizado no dia 14 de junho. A iniciativa é conscientizar a população sobre a importância de se doar sangue, além de homenagear todas pessoas que promovem o ato solidário. A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial do Doador de Sangue em 2005.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doação de sangue é necessária para realização de cirurgias nas unidades hospitalares, que também beneficia pacientes em tratamento oncológico, especialmente aqueles que diagnosticado com leucemias.

Por isso, a Aapecan reconhece a necessidade de promover a campanha, e levará parte da sua equipe ao Hemopasso no dia 12 de junho (sexta-feira), para fazer a doação. “Uma bolsa de sangue pode salvar de três a cinco pessoas. São muitas pessoas que podemos ajudar fazendo um pequeno ato”, afirma Guilherme Guido, coordenador da Aapecan de Passo Fundo.


Conheça a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. Conta com 4 unidades de atendimento e 10 casas de apoio em todo Estado.

A casa de apoio de Passo Fundo foi inaugurada em junho de 2018, realizando atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares, oficinas e confraternizações, além orientação e acompanhamento social e psicológico sem custos. A Aapecan se mantém com a ajuda de todos. Através de doações, fornece aos seus assistidos alimentação, abrigo, carinho, e todo apoio para o enfrentamento da doença. Como retribuição, a Aapecan realiza palestras e ações educativas em empresas, escolas e instituições, para reeducar a população e promover a prevenção dos mais variados tipos de câncer.

 

Foto: Divulgação

Leia Também SindiSaúde promove mobilização no 'Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida e dos Empregos' em Passo Fundo Simers comemora o aniversário de Passo Fundo de forma diferenciada Hospital São Vicente recebe doação de testes rápidos do Lions Clubs Dia Nacional da Saúde: professora da Anhanguera Passo Fundo orienta sobre depressão na pandemia