Auditores fiscais federais agropecuários do RS doam alimentos

Compartilhe

Os auditores fiscais federais agropecuários vêm mantendo suas atividades inalteradas durante o período de pandemia. Alguns com trabalho em home office, mas a maioria em seus postos em frigoríficos, fronteiras, portos e aeroportos. Em meio a tantas notícias de dificuldades em diferentes segmentos, a Delegacia Sindical do Anffa no RS (DS-RS Anffa Sindical) e a Associação dos Fiscais Federais Agropecuários (Afama-RS) decidiram se unir para promover uma ação simbólica de ajuda ao próximo. 

Foram adquiridas e doadas à Secretaria de Assistência Social de Lajeado, 158 cestas básicas que serão destinadas a entidades cadastradas na cidade. “Escolhemos Lajeado, pois grande parte das doações fica concentrada nas grandes cidades e este município, que reúne vários frigoríficos sob inspeção dos nossos colegas, sofreu bastante com a Covid 19”, explica o presidente da Afama-RS, Clovis Fantoni. 

A atividade faz parte das ações alusivas ao Dia do Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa), comemorado em 30 de junho. A data foi escolhida porque representa o dia em que foi criada a carreira, no ano 2000. Antes, havia duas categorias, compostas por médicos veterinários e engenheiros agrônomos. Depois outras três profissões também passaram a compor o quadro de auditores agropecuários: os químicos, os farmacêuticos e os zootecnistas. 

“O trabalho do produtor rural e das agroindústrias brasileiras, tão importante para a população e a economia nacional, passa pelas mãos dos auditores fiscais federais agropecuários”, destaca o delegado sindical no RS, Mario Peyrot Lopes, do Sindicato Nacional da categoria (Anffa Sindical).  Além da fiscalização e inspeção de produtos de origem animal e vegetal, também atuam em fronteiras, portos e aeroportos e laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura.

Leia Também Novo ciclone extratropical é previsto para a semana no RS Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro Faleceu o conhecido “Gringo”, da Vila Ricci Criança se solta de cadeirinha e cai de carro em movimento em Venâncio Aires