MAPA suspende licença da JBS de Passo Fundo para exportar à China

Compartilhe

         O Ministério da Agricultura (MAPA) suspendeu nesse final de semana a autorização da JBS de Passo Fundo para exportar carne de frango para a China, o principal cliente. A ação foi uma resposta ao governo Chinês no sentido de que providências estão sendo  tomadas pelo governo brasileiro  para exportar  carne saudável.  A mesma ação foi tomada pelo MAPA  no início da semana passada,  suspendendo a autorização do frigorífico Agra Food, de Rondonópolis, Mato Grosso do Sul. Essa licença é cobiçada pela maioria dos frigoríficos exportadores porque a China é o principal cliente no mundo.

    A decisão do governo brasileiro, apesar de tratar-se de um socorro nacional, agrava a situação local em Passo Fundo, pela importância que a maior país asiático  tem na compara de carnes de frango produzida nessa planta.  Produtores temem que com essa decisão, a produção seja reduzida.

  O frigorífico, mesmo sem foco de Covid 19, está interditado  desde sexta-feira passada pela Justiça do Trabalho. O requerimento foi feito ainda no dia sete de junho pelo Ministério Público do Trabalho. O juiz federal da comarca de Passo Fundo,  Luciano Ricardo Lembranel, determinou que a empresa continuasse funcionando. No recurso do MPT, no entanto, o desembargador Marcos Fagundes Salomão, decidiu  pelo  fechamento, alegando que não havia informação sobre as ações tomadas pela empresa na prevenção ao coronavírus, o que levaria todo o grupo funcional ao risco.  A unidade teve um foco da doença, foi fechada por determinação também da Justiça do Trabalho e pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, mas depois o embargo foi levantado. No momento não existe foco de covid 19 dentro do referido frigorífico, mas mesmo assim está fechado.

Leia Também Novo ciclone extratropical é previsto para a semana no RS Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro Faleceu o conhecido “Gringo”, da Vila Ricci Criança se solta de cadeirinha e cai de carro em movimento em Venâncio Aires