Covid-19: Arquidiocese de Passo Fundo apresenta orientações sobre bandeiras na região

Compartilhe

Em função da nova classificação das bandeiras nas regiões em que as paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo estão situadas, o arcebispo metropolitano, Dom Rodolfo Weber, emitiu, na manhã desta terça-feira, um novo ofício de orientações pastorais direcionado aos párocos e secretarias paroquiais. A orientação é de que cada paróquia siga as observações apresentadas pelo Governo do Estado, através do modelo de Distanciamento Controlado. Veja o documento na íntegra:

 

Saudações fraternas em Jesus Cristo.

 

No ofício circular de 13/2020, de 14 maio de 2020, orientamos que o atendimento paroquial e as celebrações dos sacramentos sigam as normas das respectivas bandeiras do Distanciamento Controlado do governo estadual.


Recordo que as paróquias da Arquidiocese estão situadas em 05 (cinco) regiões diferentes. Portanto, as ações pastorais de cada paróquia são orientadas pela respectiva bandeira.

 

A Igreja está classificada no SETOR DE SERVIÇOS, sob o nº 105. Transcrevo as normas de cada bandeira relacionadas à Igreja. Maiores informações podem ser obtidas no site: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br


BANDEIRA AMARELA:
1. Missas e serviços religiosos: 25% público;
2. Trabalhadores: presencial restrito/teletrabalho;
3. Atendimento: presencial restrito/; atendimento individualizado.

 

BANDEIRA LARANJA:
1. Missas e serviços religiosos: 25% público;
2. Trabalhadores: presencial restrito/teletrabalho;
3. Atendimento: presencial restrito/; atendimento individualizado.

 

BANDEIRA VERMELHA:
1. Missas e serviços religiosos: – Máximo 30 pessoas, respeitando o teto de ocupação;
2. Trabalhadores: presencial restrito/teletrabalho;
3. Atendimento: presencial restrito/; atendimento individualizado.

 

OBSERVAÇÃO: O que muda das bandeiras amarela e laranja para bandeira vermelha é a quantidade de pessoas que podem estar presentes nas missas e celebrações. Diante da dificuldade de fazer este controle de 30 pessoas, recomendamos que não sejam celebradas missas abertas à comunidade nos municípios de bandeira vermelha.


BANDEIRA PRETA:
1. Missas e serviços religiosos – Fechado

 

Considerando que as bandeiras podem mudar semanalmente, a responsabilidade de fazer as adaptações cabe ao pároco. Novas orientações serão dadas se houver uma mudança maior no atual modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual.

 

Peçamos a intercessão de São Pedro e São Paulo para que a Igreja que está na Arquidiocese de Passo Fundo realize com fidelidade a missão evangelizadora em tempos de pandemia.

 

Em Cristo!
Dom Rodolfo Luís Weber


 

Leia Também Paróquia Bom Jesus de Carazinho homenageia padre João Gheno Netto com biografia Morre bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga Minha Terra, Minha Paixão: Romaria de São Miguel, a mais antiga do interior, rumo aos 150 anos! Minha Terra, Minha Paixão: há 40 anos, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida integra a história de Passo Fundo