Quarta-feira terá ventania provocada por ciclone extratropical

Compartilhe

O ciclone extratropical, que já atingiu Santa Catarina com força nesta terça-feira, chega ao Rio Grande do Sul trazendo ventania nesta quarta-feira. As rajadas mais fortes podem chegar a 120 km/h no litoral Norte e Aparados da Serra.

De acordo com a MetSul Meteorologia, trata-se de um “ciclone-bomba” em conjunto com uma frente fria, que mantém a chuva. Em todas as áreas, são esperados ventos de 40 a 70 km/h. Em áreas urbanas, prédios e relevos podem afunilar e acelerar o vento, ocasionando rajadas superiores.

Por conta da chuva em excesso, com o solo instável, há risco de quedas de árvores. A Defesa Civil também alertou para a possibilidade de temporais durante a quarta.

Além disso, o ingresso de um ar polar derruba as temperaturas em todas as regiões. 

Muitos estragos foram provocados pelo temporal de terça-feira nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foram registrados prejuízos em Charrua, na comunidade de Coroado (foto), em Muitos Capões e em Iraí, entre outros locais. Várias cidades ficaram sem energia elétrica. Um trabalhador morreu em Nova Prata, na Serra. Houve bloqueio de rodovias, em função da queda de árvores. Em Santa Catarina três pessoas morreram.

Leia Também Câmera flagra cliente arrancando cabelo e colocando em lanche antes de reclamar a vendedor Pelo Brasil: caixão com corpo de vítima da Covid-19 é abandonado em cemitério Moradora encontra 10 filhotes de cobra venenosa em sua residência no RS Missão brasileira embarca com 6 toneladas de material a Beirute