Plataforma para cadastro de agentes e espaços culturais atualiza dados em Passo Fundo

Compartilhe
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo mantém o cadastramento para a coleta de dados de artistas, profissionais e equipamentos de arte e cultura da cidade, ação que vai auxiliar também a operação da Lei Aldir Blanc de Emergência à Cultura (lei nº 1407/2020), com recursos federais destinados ao setor em Passo Fundo e municípios de todo o Brasil.

O cadastramento iniciou em maio com a finalidade de gerar informações e estatísticas da realidade cultural local, com cadastros e indicadores a partir dos dados coletados. O secretário de Cultura, Henrique Fonseca, reforça que esse cadastramento vai contribuir também “com a operação, mobilização e transparência  da gestão municipal na distribuição dos recursos previstos na Lei Federal de Emergência à Cultura, sancionada esta semana, e que terá o acompanhamento da Secretaria Estadual de Cultura e da Famurs. A atualização do cadastro nos ajuda a identificar e mapear esses artistas e instituições na cidade, promovendo a aproximação entre eles e o poder público” , explicou.

Ainda, o cadastro é uma ferramenta de atualização de dados artísticos e culturais e é uma das etapas da atualização do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC), uma plataforma de transparência e instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas previstos na atualização da lei municipal nº 5.449, de 27 de setembro de 2019.

Como contribuir?
Para mapear a diversidade cultural de Passo Fundo e atualizá-la constantemente,  a Secretaria de Cultura precisa coletar o máximo de informações sobre agentes, espaços e trabalhadores da arte e cultura. Esta é uma das metas estabelecidas na construção do Plano Municipal de Cultura em 2016 e revisada na Conferência do ano passado.  

Para isso,  todos os agentes, comunidade artística, gestores e espaços culturais devem preencher  o cadastro disponibilizado no seguinte endereço : https://forms.gle/qVksEMiCnKtpPyJm7 

Leia Também Fórum on-line convoca setor cultural para debater a Lei Aldir Blanc Simpsons 'previu' nota de R$ 200 em episódio de 2014 Festivais de Folclore de Passo Fundo serão reprisados pela internet a partir de agosto Madonna defende cloroquina nas redes sociais e é notificada por fake news