Prefeitura prepara professores para ensino não presencial

Compartilhe
Modalidade deve ser iniciada no mês de julho pela rede municipal de educação

A Prefeitura de Passo Fundo realizou a formação continuada dos professores da rede municipal para o ensino não presencial. A capacitação online, que iniciou na semana passada, ocorreu até ontem (30), preparando os educadores para esse novo momento vivenciado em decorrência do coronavírus.

O coordenador pedagógico da Secretaria de Educação, Leocir Thomé, explica que a capacitação reafirma o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. "A formação da rede municipal de ensino busca auxiliar os professores a lidar com essa realidade, superando suas dificuldades para que possam se reinventar e apoiar os estudantes e familiares no processo cognitivo" considera.

Em paralelo à formação, a Secretaria de Educação trabalha na preparação da plataforma virtual que será utilizada para o ensino não presencial.  A expectativa é que, ainda no início deste mês, o acesso seja liberado aos alunos para que, inicialmente, eles e as suas famílias sejam adaptados.

Conforme Thomé, a Secretaria reconhece que é um cenário desafiador para toda a comunidade escolar e salienta que os alunos que não puderem utilizar a plataforma poderão buscar as atividades nas escolas. "A rede municipal de ensino busca, neste tempo de pandemia, a garantia da equidade para todos os alunos. Quem tem acesso a internet poderá fazer em casa. Quem não tiver terá oportunidade de buscar as orientações e atividades na escola", salienta.

Leia Também Pais não serão obrigados a enviar alunos para a escola na educação infantil, diz governador UPF inicia o semestre letivo com atividades em modelo híbrido "Falar em volta às aulas nesse momento é arriscado'', diz prefeito de Passo Fundo em rede social Cpers se posiciona contra à proposta do governador Eduardo Leite sobre volta às aulas