Os EUA estão estudando banir o uso de aplicativos chineses de mídia social, incluindo o TikTok. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse na última segunda-feira (6) que as empresas têm compartilhado informações com o governo do país asiático.
As alegações do tipo são constantemente negadas pela China. Em entrevista à “Fox News”, Pompeo disse que não queria se antecipar frente do presidente Donald Trump, “mas [o compartilhamento] é algo que estamos vendo”. Recentemente, autoridades estadunidenses levantaram certa preocupação com o uso do TikTok.
Segundo os legisladores, o aplicativo pode representar uma ameaça à segurança nacional com dados dos usuários à disposição da empresa. Leis chinesas exigiriam que companhias como o TikTok “apoiem e cooperem com o trabalho de inteligência controlado pelo Partido Comunista Chinês“.
O secretário de Estado dos EUA ressaltou que os cidadãos norte-americanos devem ser cautelosos ao utilizar a rede social — a qual é de propriedade da chinesa ByteDance. Quando questionado se recomendaria que as pessoas baixassem o TikTok, Pompeo disse que “somente se você quiser suas informações privadas nas mãos do Partido Comunista Chinês”.