Colégio Tiradentes entre as melhores escolas estaduais do Brasil no Enem 2019

Compartilhe

Escolas estaduais vinculadas ao Departamento de Ensino da Brigada Militar com professores da Secretaria da Educação (Seduc), as sete unidades do Colégio Tiradentes (CT) alcançaram excelentes médias na avaliação nacional e estadual no mais recente Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Localizados em Porto Alegre, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e São Gabriel, os colégios empregam na rotina escolar os valores e a cultura militar na formação dos alunos. Considerando todas as escolas estaduais brasileiras – 19.500 participaram do Enem 2019 –, o Colégio Tiradentes Ijuí conquistou as melhores notas, ficando em primeiro lugar nacional na prova objetiva (sem a nota da redação).

Os demais Colégios Tiradentes também se destacaram nesta mesma comparação. O de Porto Alegre alcançou a quinta colocação; Passo Fundo, a sétima; Santa Maria, 18ª; e Santo Ângelo, 33ª.

Para o comandante do Colégio Tiradentes de Ijuí, major João Volmei Guerra Spagnol, “esses resultados não ocorrem por acaso, é necessário um bom projeto pedagógico e comprometimento de todos os profissionais envolvidos”. O oficial ainda destacou que “não basta ter ótimos professores, como é o caso dos Colégios Tiradentes, é preciso ter gestão qualificada, estrutura, empenho dos alunos e suporte familiar, com amplo envolvimento de todos”.

No Estado, na média da prova objetiva (sem a redação), a unidade de Ijuí conquistou o terceiro lugar – mas é o primeiro da rede estadual, pois o primeiro e o segundo lugares são ocupados por instituições federal e privada, respectivamente. Ainda nessa comparação no RS, o Colégio Tiradentes de Porto Alegre ficou em 12° lugar e o de Passo Fundo, o 18°.

Ainda na prova objetiva (sem redação), entre mais de mil escolas avaliadas, obtiveram excelentes notas o Colégio Tiradentes de Santa Maria, 56° lugar; o de Santo Ângelo, 88°; Pelotas, 124°; e São Gabriel, 168°.

Considerando a prova completa, com a redação e a parte objetiva, os sete Colégios Tiradentes se encontram entre as 15 escolas estaduais melhores classificadas no Enem 2019, com a seguinte posição na tabela geral: 1° lugar - CT Ijuí; 2° lugar - CT Porto Alegre; 3° - CT Santa Maria; 4° - CT Passo Fundo; 6° - CT Santo Ângelo; 7° - CT Pelotas e 14° - CT São Gabriel.

Leia Também Projeto de Lei prevê repasse de R$ 2 bilhões para retorno às aulas durante pandemia Enquete na #NEWS: mais de 4 mil pais não vão permitir a volta dos filhos à escola antes da vacina Inscrições para Ingresso Especial encerram nesta segunda-feira na UPF EMEI Criança Feliz, no Bairro Manoel Portela, deverá ser entregue no fim deste ano