Secretaria de Interior alerta para a importância do consumo de produtos de origem animal inspecionados

Compartilhe

Produtos inspecionados resguardam saúde do consumidor

Em tempos de preocupação com a saúde, dar atenção aos alimentos consumidos é essencial. Entre os produtos que devem ser levados em consideração, estão os de origem animal.

Conforme a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, Deise Luiza Mahl Calderan, é fundamental que sejam consumidos somente os que foram inspecionados, evitando doenças. "O consumidor deve levar em conta a importância do consumo de produtos de origem animal de procedência para aproveitar os seus benefícios nutricionais e de sabor sem correr riscos", destaca.

São exemplos de produtos de origem animal as carnes e derivados, como salame, linguiça, salsicha, mortadela. Ainda, os derivados de leite, como queijo, doce de leite, nata, iogurte e bebidas lácteas. Também os ovos, os pescados, o mel e os compostos à base de mel.

Conforme Deise, todos esses produtos, para serem comercializados, precisam ser fiscalizados pelo serviço de inspeção, que desenvolve um trabalho amplo. "O objetivo é realizar fiscalização nas indústrias produtoras, avaliando as condições de higiene do local e manipuladores, condições adequadas de temperaturas, aspecto e conservação do produto e matérias primas, além de realizar análises rotineiras dos produtos, avaliando se não há contaminações ou fraudes para o consumidor", considera.

Para garantir que está adquirindo um produto seguro, o consumidor deve procurar produtos com rótulos que tenham o selo do serviço de inspeção, que pode ser municipal, estadual ou federal. Se não tiveram a rotulagem ou inspeção, os produtos não podem ser comercializados.

No município de Passo Fundo, o Serviço de Inspeção Municipal, que integra a Secretaria do Interior, faz uma fiscalização rotineira do processo de produção dos alimentos. Além de possibilitar que os produtores vendam os alimentos no comércio local, as ações garantem a segurança do consumidor, que, ao adquirir um alimento inspecionado, também leva saúde à sua mesa.

Leia Também Hospital São Vicente de Paulo ultrapassa marca de mil altas de pacientes atendidos por Covid-19 Hospital de Clínicas e Hemopasso iniciam campanha conjunta de captação de doadores Grande número de pessoas aguarda por atendimento no Hospital Municipal Julho Verde: mais de 40 mil casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano