APAE de Passo Fundo entre as contempladas com verbas de emendas parlamentares

Compartilhe

O governo do Estado realizou nessa quarta-feira, 08, uma cerimônia virtual para anunciar o repasse de recursos às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de 35 municípios do Rio Grande do Sul. O ato contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e do líder da bancada gaúcha, deputado federal Giovani Cherini.

Os R$ 3,1 milhões são oriundos de emendas parlamentares da bancada federal gaúcha reguladas a partir das portarias 957 e 1.166, ambas de 2020, do Ministério da Saúde. A secretária da Saúde garantiu que a verba será muito bem utilizada no atendimento de pessoas que “precisam desse carinho, desse acolhimento e desse atendimento humanizado e qualificado”.

Conforme Arita, “é o segundo ano que a bancada federal destina recursos para as Apaes, que têm uma importância não só no cenário da educação, mas também no da saúde”. A secretária destacou ainda que essas instituições são um suporte no atendimento da área da saúde aos portadores de deficiências. “E esse recurso é de suma relevância para a qualificação, a manutenção e a ampliação de serviços”, afirmou.

O presidente da Federação Estadual das Apaes, Afonso Tochetto, agradeceu o repasse de recursos. O Rio Grande do Sul tem 202 Apaes em 356 municípios. Somente na área da saúde, são 68 mil atendidos diretos – há mais de 200 mil pessoas envolvidas direta ou indiretamente, se forem contadas as famílias dos atendidos.

O evento, realizado em formato de videoconferência, contou com a participação de deputados federais e estaduais, senadores e presidentes das Apaes.

Para a APAE, de Passo Fundo, a destinação será de R$ 55 mil (cinquenta e cinco mil reais).

Confira a relação dos repasses para cada uma das entidades do estado:

 https://estado.rs.gov.br/upload/arquivos//verbas-de-emendas-apaes.pdf


Leia Também UPF em destaque no Projeto Passo Fundo 163 anos, Minha Terra, Minha Paixão Pelo Brasil: técnicos de som, luz e imagem de eventos se manifestam por protocolos para volta ao trabalho Duas apostam acertam os seis números da Mega-Sena Passo Fundo, 163 Anos, Minha Terra, Minha Paixão: Rádio Planalto visita Monumento ao Teixeirinha