É 14 de julho, dia de São Camilo, protetor dos enfermos

Compartilhe

Em meio à pandemia de coronavírus, a fé é essencial na caminhada diária. E justamente neste dia 14 de julho se comemora o dia do nascimento de São Camilo, que é o protetor dos enfermos.

Camilo nasceu em Bucchianico, província italiana de Chieti, em 25 de maio de 1550, e faleceu em Roma em 14 de julho de 1614.

Sua figura é emblematicamente ligada a uma cruz vermelha, que o Papa Sisto V o deixou bordar em seu hábito religioso, em 20 de junho de 1586.

Camilo foi tocado pela graça de Deus em 1575. Durante uma viagem ao convento de San Giovanni Rotondo, encontrou um frade que o deteve e lhe disse: “Deus é tudo! O resto é resto! Devemos salvar a alma, que não morre...”.

Ao chegar ao convento, pediu para se tornar Capuchinho. Mas, por duas vezes, foi demitido por causa de uma chaga, que se abriu em sua perna no período das suas incursões militares. Por isso, foi internado no hospital romano de São Tiago, onde teve uma intuição: unir a disciplina pregressa de soldado com a caridade cristã, fundando os “Ministros dos Enfermos”.

Para fazer parte desta Congregação era preciso fazer quatro votos: obediência, pobreza, castidade, serviço aos doentes.

É considerado o primeiro grande reformador da profissão de enfermagem e da organização assistencial nos hospitais.

Quem assistia a um paciente, além de cuidar do corpo, - segundo São Camilo, - também deveria cuidar do espírito. Uma coisa completamente diferente do que acontecia nos hospitais da época, onde os doentes eram abandonados a próprio destino.

São Camilo de Lélis propõe uma mensagem bastante oportuna, porque nos estimula a viver a primazia da caridade.

No decreto de Canonização, Bento XIV o define como “fundador de uma nova escola de caridade”.

São Camilo, rogai por nós!


Créditos: Vatican News

Leia Também Catedral Nossa Senhora Aparecida, há 70 anos integrada ao desenvolvimento de Passo Fundo Aberto o Mês Vocacional: "Amados e Chamados por Deus"! Organização define programação da 69ª Romaria de Fátima em Cruz Alta Paróquia de Guaporé realiza Missa Drive-In