Receita Federal de Passo Fundo apresenta relatório final da 1ª Fase da Operação DeclaraGrãos

Compartilhe
A Delegacia da Receita Federal de Passo Fundo concluiu relatório final da fase local da operação DeclaraGrãos.
Com foco no agronegócio, a ação foi dividida em duas frentes de atuação: omissos de declaração e tributação de rendimentos de arrendamento rural. OMISSOS: A fase omissos de declaração, deflagrada em outubro de 2019, tinha como objetivo a autorregularização dos contribuintes obrigados a entrega da DIRPF e que não o fizeram no período de 2015 a 2018.
Os contribuintes foram selecionados através de cruzamento entre as notas fiscais emitidas pelos adquirentes de produção rural com as Declarações de Ajuste Anual dos produtores pessoa física. Divulgação - a operação foi iniciada com entrevista coletiva na sede da Delegacia.  Após o início da operação, os auditores fiscais da Safis seguiram concedendo entrevistas para emissoras de rádio de muitas cidades da região e realizando palestras em parceira com Sindicatos Rurais e sedes municipais do CRC-RS, reforçando o impacto da operação.

Resultado da Autorregularização: observou-se uma grande mudança de comportamento nos contribuintes, inclusive naqueles que não receberam correspondências, mas perceberam o risco da ação. Redução dos omissos - houve a entrega de 3.615 declarações por 1.780 contribuintes, tendo sido apurado créditos tributários na ordem de R$10,3 milhões. O quadro abaixo apresenta a redução no quantitativo de omissos na região de Passo Fundo na entrega da DIRPF de 2020, em relação aos danos anteriores, interrompendo uma sequência de alta no crescimento de contribuintes omissos.

Foto: Divulgação

Leia Também Nitrato: especialista fala à Planalto News se existe temor de explosão em adubos Contas de luz da Coprel ficarão mais baratas Dia 28 de julho: data para homenagear todos os agricultores Campanha garante alimentos na mesa de quem precisa e ajuda produtores rurais