Vereadores: audiência pública virtual debate receitas e despesas para 2021

Compartilhe

Todos os anos a Câmara de Vereadores convoca a comunidade para discutir o Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que define a Lei de Diretrizes Orçamentárias, ou seja, as metas e prioridades da administração pública municipal, incluindo as despesas para o exercício financeiro subsequente. Devido à pandemia, esta audiência precisou ser realizada de forma virtual, no início da noite desta quinta-feira (30). Mas os passo-fundenses tiveram oportunidade de ser inscrever e sugerir alterações na LDO.

O projeto prevê uma autorização de receita de pouco mais de R$ 713 milhões. Essa receita estimada inclui o orçamento fiscal, o de seguridade social do Legislativo, do Executivo e dos fundos, órgãos, entidades e fundações mantidos pela Administração Municipal. Já as despesas ficaram estimadas em mais de R$ 646 milhões.

A audiência foi convocada pela Comissão de Finanças, Planejamento e Controle (CFPC), por uma exigência da lei, mas também como forma de incentivar a participação popular neste processo. O presidente da Comissão, vereador Alex Necker (PCdoB), destacou que esta foi a primeira vez na história que a Câmara de Passo Fundo realizou uma audiência pública virtual, o que permitiu que as pessoas participassem do seu trabalho, de suas casas, inclusive moradores do interior do município.

A comunidade sugeriu um aumento nos investimentos em programas de habitação popular, melhorias para o meio rural e programas para o atendimento aos imigrantes, entre outros. “Foi uma reunião muito produtiva, saíram sugestões importantes. Agora o os colegas da comissão e os demais vereadores vão avaliar as observações feitas pelos participantes para ver de que forma elas podem ser acrescentadas à LDO”, acrescentou o presidente da CFPC.

Também participaram da audiência os vereadores Ronaldo Rosa (SD), Valdecir de Moraes (PSB), Roberto Toson (PSD), Leandro Rosso (Republicanos) e Gleison Consalter (PDT).

Foto: Comunicação/CMPF

 

Leia Também Governador Eduardo Leite pede retirada de projeto da Reforma Tributária da Assembleia Legislativa Bolsonaro discursa na 75ª Assembleia Geral da ONU Vereadores aprovam criação do Bairro Alviverde em Passo Fundo Vice de Sertão concorre a prefeito