Produção de Alimentos: novo livro do professor Elmar Floss

Compartilhe

         O professor Elmar Luiz Floss, doutor em agronomia pela USP, está lançando mais um livro. Desta vez fala sobre  a nobre missão da agricultura na produção de alimentos. Na apresentação,  explica que daqui a 30 anos, o mundo terá 9,8 bilhões de pessoas e, atualmente, cerca de  1 bilhão de pessoas ainda passa  fome. A tarefa de alimentar a população passa por ganhos, cada vez maiores de produtividade, ou seja, produzir mais na mesma área. E não é tarefa fácil.  Para produzir  1 kg de carne, são necessários 05 kg de grãos para alimentar o animal. O desafio é aumentar enormemente o volume de produção e os índices de produtividade para fazer frente  a demanda que ainda virá pela frente.

     O livro, editado pela Aldeia Sul,  traz um tributo ao Prêmio Nobel da Paz, Norman Borlaug,  pesquisador norte americano que levou países como o México, Índia e Paquistão, a serem auto suficientes na produção de trigo.  A obra, que é o 12º livro do autor, além de ter outros 12 capítulos em livros de outros autores, também homenageia os ex-ministros da agricultura Alysson Paolinelli, Roberto  Rodrigues, Luiz Fernando Cirne Lima e Francisco Turra.

   Floss,  resgata a história da evolução da agricultura, desde os ancestrais quando o homem  recolhia frutos de árvores, grãos, folhas, ramos e tubérculos,  para satisfazer suas necessidades,   e foca o período de 1976, quando começou sua carreira de professor e pesquisador da Universidade de Passo Fundo, até os dias atuais, como diretor do INCIA.  Nesse período,  o Brasil saiu da condição de importador para o 4º maior exportador de alimentos do mundo.  

    Exemplares estão à disposição pelo e-mail  administrativo@incia.com.br   Ou na rua Dom Vidal, 38, Lucas Araújo.  Telefone  054 3327 0070.

Leia Também Vice-presidente do Banco do Brasil passa mal em reunião e morre, em SP Minha Terra, Minha Paixão: Parque da Gare e Estação Gastronômica, a história e a modernidade presentes Minha Terra, Minha Paixão: Parque da Roselândia, palco da tradição e do turismo em Passo Fundo Enfermeira salva três recém-nascidos após explosão no Líbano